Fleury SA

03/28/2024 | Press release | Distributed by Public on 03/28/2024 14:26

Câncer abdominal: o que significa

Antes de começarmos falando sobre o que é o câncer abdominal, vamos lembrar o que é o abdômen: localizado entre o tórax e a pelve, fazem parte dessa região estômago, intestino delgado, intestino grosso, pâncreas, fígado, vesícula biliar, baço, rins, ureteres, glândulas suprarrenais.

Os cânceres gastrointestinais (GI) são um grupo de cânceres associados ao trato gastrointestinal e as áreas mais afetadas são esôfago, estômago, cólon, fígado e pâncreas. Esses cânceres são responsáveis por 25% da incidência de câncer e 33% das mortes relacionadas com o câncer a nível mundial. Embora os recentes avanços no diagnóstico e nas terapias tenham tido um impacto global positivo, os desafios no controle e gestão continuam.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o grau de incidência do câncer abdominal está relacionado aos hábitos da população. Por exemplo: os orientais possuem risco aumentado para tumores gástricos, por conta da maior ingestão de sal na conservação dos alimentos, enquanto que nos Estados Unidos o elevado consumo de alimentos processados aumenta a possibilidade para câncer de intestino.

Além da alimentação, a hereditariedade também pode contribuir para a maior predisposição ao câncer quando ocorrem pelo menos dois casos do mesmo tipo de câncer na família ou em um paciente com idade precoce (antes dos 40 anos).

Um outro fator de risco e geralmente correlacionado com câncer de pulmão, o tabagismo pode ser causa de outros tipos de câncer, como estômago, bexiga, esôfago e pâncreas.

E como saber se uma pessoa tem câncer localizado na região abdominal? O quadro clínico vai depender do tipo de tumor e de sua localização, do tamanho e do estágio em que a doença se encontra no momento do diagnóstico. Perda de peso sem dieta, sensação frequente de cansaço, sintomas como dor de estômago ou dor na região abdominal, mudança nos hábitos intestinais e presença de sangue nas fezes podem ser indicativos de investigação mais minuciosa, pois podem fazer parte de diversas doenças e não necessariamente câncer.

E, mesmo no estágio inicial, o câncer abdominal pode ser assintomático. Portanto, consultas médicas regulares são extremamente importantes, pois o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura.

Quanto ao diagnóstico, o Fleury dispõe de exames laboratoriais, de imagem e mesmo genéticos, que serão solicitados pelo médico especialista de acordo com a história clínica, o exame físico e o tipo e localização do tumor.

Consulte seu médico e conte conosco para realizar seus exames de maneira segura e assertiva.

Fontes:

inca.gov.br

Manu KA; Bronte F; Giunta EF. Editorial: Reviews in gastrointestinal cancers. Front. Oncol 2023, vol. 13