Results

Prefeitura de Porto Alegre

05/19/2017 | News release | Distributed by Public on 05/19/2017 16:39

Atletismo abre os Jogos dos Estudantes Surdos de Porto Alegre

19/05/2017 18:33:33

Foto: Henrique Hainvenreber/Divulgação PMPA

Alunos de oito escolas participaram da competição

Foto: Henrique Hainvenreber/Divulgação PMPA

Todos os atletas receberam medalhas

O Complexo Esportivo da PUCRS abrigou, nesta sexta-feira, 19, a primeira etapa da 15º edição dos Jogos dos Estudantes Surdos de Porto Alegre. Cerca de 250 atletas de oito escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana disputaram as provas de atletismo, nas modalidades de corrida de revezamento, saltos em altura e distância, além de provas de lançamento de pelota e arremesso de peso. Todos ganharam medalhas de participação.

Os Jogos são uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer. Na cerimônia de abertura, o diretor de Eventos do orgão, Claudio Franzen, destacou a inclusão social e a linguagem universal que o esporte também possibilita. 'Não precisa falar, não precisa ouvir, não precisa ver, basta sentir e todos participam da emoção que o esporte proporciona', afirmou.

Para o diretor de Acessibilidade da SMDS, Gabriel Alban, este é o maior evento para surdos realizado no Rio Grande do Sul. 'Esta saudável competição entre as escolas mostra que não há barreiras, mesmo com a deficiência, provam que podem ser ótimos atletas', enfatizou.

Para o público presente a emoção maior foi o momento do Hino Nacional e do Hino Rio-Grandense, traduzido em libras. Na próxima sexta-feira, 26, será realizada a segunda etapa, com os jogos coletivos. Com as modalidades de futsal e vôlei,a competição será na Academia da Brigada Militar, Av. Aparício Borges, 2001.

Entusiasmo - Por ser realizada para portadores de deficiência auditiva, a competição tem algumas peculiaridades. Durante as etapas os juízes trabalham com duas bandeiras das cores vermelha e laranja, usadas para chamar a atenção e orientar os competidores. Um dos mais entusiasmados foi o idealizador da competição, o professor aposentado Eli Thomé, que participou do evento de forma voluntária, acompanhando todos os detalhes das provas. Participam do torneio as seguinstes instituições: Escola Estadual Lília Mazeron (Porto Alegre), Escola Especial Concórdia (Porto Alegre), Escola Frei Pacífico (Porto Alegre), Escola Municipal Salomão Watnick (Porto Alegre), Escola Estadual Padre Réus (Esteio) e Escola Municipal Vitória (Canoas), EMEEES (Gravatai) e Escola Keli Meise Machado (Novo Hamburgo).

/esportes

Texto de: Maria Emilia Portella
Edição de: Paulo Cesar Pinheiro Flores dos Santos
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.