Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

12/10/2019 | Press release | Distributed by Public on 12/10/2019 15:48

Embrapa eterniza trajetória de empregados com plantio de árvores nativas

Espaço Vida. Mais do que um local de plantio de árvores nativas na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS). Mas um ambiente especialmente escolhido para homenagear os empregados que se aposentam e deixam um legado na Unidade. Cada árvore representa um empregado, com placa identificando seu nome e a espécie da árvore.

Neste segundo semestre, 16 empregados se aposentaram. Para eternizar a trajetória deles, oito empregados foram homenageados em agosto deste ano. Outro evento será realizado nessa sexta-feira, 13 de dezembro, pela manhã, para os outros oito, com a participação dos empregados na ativa, da família dos aposentados e dos parceiros ligados à Prefeitura Municipal de Dourados: o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (IMAM), Wellington Luís Santana Lopes, coronel aposentado da PM; e o secretário municipal de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt.

'O diretor-presidente do IMAM preza muito por parcerias como esta', afirma a educadora ambiental do Instituto, Ieda Teixeira Severo. Ela diz, também, que projetos de plantios de árvores nativas são efetuadas nos parques de Dourados como uma importante realização do Instituto.

Para a entrega das mudas na Unidade também estava presente o gerente de núcleo do IMAM e educador ambiental, Agnaldo Simões de Moreira. Foram doadas mudas especiais: jacarandá-mimoso, pau-brasil, ipê-roxo, ipê-branco, ipê-amarelo, magnólia, jatobá, pata-de-vaca e ingá. 'As espécies nativas atraem diferentes pássaros, melhora o ambiente como um todo. Sem contar que é uma bela homenagem', conclui Ieda.

Para a representante da secretaria de agricultura familiar, Kallen Christiany Miranda Ferreira, ter um espaço de homenagem aos empregados é algo emocionante. 'Imagine daqui a 20 anos os filhos desses empregados vendo as árvores em sua plenitude? Fica para eternidade', comenta.

Erica Alves da Silva Bonin, Chefe-Adjunta de Administração da Embrapa Agropecuária Oeste, reitera. 'É um espaço onde se perpetua a passagem e a contribuição dos empregados, que deixam marcas de toda sua trajetória.'

Parceria e sua importância- Ela lembra que a doação das mudas reforça a parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Instituto do Meio Ambiente de Dourados. 'Outra cooperação do IMAM com a Embrapa Agropecuária Oeste foi a retirada das árvores que estavam em situação de risco devido a rede elétrica e construções no Centro de Pesquisa da Embrapa. E mais: foram compensadas por outras 24 árvores doadas pelo Instituto.'