Meliuz SA

08/17/2022 | Press release | Distributed by Public on 08/17/2022 11:01

Qual a diferença entre boleto, fatura e duplicata? Entenda!

O boleto é um dos meios de pagamentos mais famosos no Brasil e bem provavelmente você já teve que pagar um durante sua vida. No entanto, você sabe qual a diferença entre boleto, fatura e duplicata?

As três modalidades são relacionadas com o pagamento de alguma cobrança ou conta, porém apresentam algumas diferenças nos processos envolvidos.

Assim, vamos conhecer mais sobre cada uma delas para que você saiba exatamente qual a diferença entre os três documentos!

Antes de ir pro nosso conteúdo, você pode aproveitar para baixar o app Méliuz! Afinal, é 100% gratuito e você reúne todas as suas finanças em um só aplicativo, além de muitas outras vantagens!

O que é duplicata no boleto?

O boleto bancário, segundo o Banco Central (BC), só fica atrás de cartão de crédito, débito e do Pix em números de transações nos últimos trimestres. Contudo, você sabe qual a relação do boleto com a duplicata?

A duplicata no boleto é a declaração de obrigação de pagamento daquela dívida. Ou seja, quando você compra alguma coisa, o vendedor pode utilizar a duplicata para obrigar você a pagar aquele valor.

Assim, ele funciona como um título de crédito, afinal, ele indica também as datas limites e os valores devidos na transação. Com isso, quando o devedor for pagando, estas duplicatas são devolvidas ao vendedor.

Isso representa que aquele saldo, que pode ser uma parcela da compra se for o caso de uma compra dividida, já foi pago.

Aproveite para conhecer o melhorcartão de crédito para negativado em 2022

Qual a diferença entre duplicata e boleto?

Agora que você já sabe o que é a duplicata no boleto, é importante entender qual a diferença entre esses dois documentos. Afinal, ambos são muito utilizados em pagamentos.

A duplicata é o documento que obriga o comprador a pagar ao vendedor a quantia estipulada na negociação. Assim, ela funciona como um título de crédito executivo, feita para documentar essa dívida.

Já o boleto é o meio de pagamento usado para movimentar o saldo devido. Ou seja, é o documento de transações bancárias, emitido para facilitar o envio do dinheiro ao vendedor.

Dessa forma, os dois documentos são importantes no momento de fazer algum pagamento, já que são complementares. Agora, vamos conferir como a fatura entra nesse processo de transações!

O que é fatura e duplicata?

Como vimos, o boleto é o documento que movimenta o dinheiro entre bancos, e a duplicata é o título que obriga o pagamento nessa negociação. Além disso, a fatura também tem um papel importante nesse processo.

Isso porque a fatura vai definir os detalhes da transação. Ou seja, dados como as datas limite de pagamento, a quantia definida na transação, as informações sobre as duas partes envolvidas e até os detalhes sobre o que foi negociado, como um produto ou um serviço.

Assim, ela normalmente acompanha o boleto bancário. Afinal, você confere os detalhes da transação pela fatura e paga utilizando os dados do boleto para enviar o saldo devido ao vendedor.

E a relação da fatura com a duplicata é que esta contém os dados extraídos da fatura para oficializar a cobrança do pagamento. Com isso, a fatura se coloca como o controle das informações necessárias para a transação.

Veja qual o melhorcartão de crédito sem anuidade!

Duplicata é igual o cheque?

Apesar de ter um funcionamento muito semelhante, a duplicata não é a mesma coisa que o cheque.

Isso porque o cheque só permite pagamentos à vista, enquanto com a duplicata é possível que a cobrança seja feita parcelada.

De qualquer maneira, a duplicata ainda funciona como um título de crédito, já que quem a emite obriga ao devedor o pagamento.

Como pagar boleto com cartão de crédito?

Você sabia que, dependendo do seu cartão de crédito, é possível pagar boletos, como contas de água e de luz e até de outros serviços com ele? Isso utilizando o limite que está disponível na sua conta.

Assim, é possível aproveitar uma das vantagens do cartão de crédito que é pagar apenas no vencimento da fatura para quitar suas contas. No entanto, aqui vale checar a possibilidade de tarifas, ok?

Dessa maneira, confira se o seu cartão oferece esse tipo de serviço. Normalmente, essa opção poderá ser concluída pelo Internet Banking, no app do seu banco.

Então, se houver essa ferramenta, veja se há alguma tarifa bancária sobre essa operação. Afinal, uma das maneiras de economizar com o cartão de crédito é evitar pagar as taxas por serviços.

Como saber se o boleto é falso?

Além de saber a diferença entre boleto, fatura e duplicata é muito importante saber como identificar um boleto falso. Isso porque detectar uma fraude rapidamente pode ser a chave para você evitar ser vítima de um golpe!

Desse modo, confira algumas dicas que vão te ajudar a ficar mais atento contra os boletos falsos:

  1. Confira as informações do emissor do boleto;
  2. Cheque os dados de valores e da sua identificação;
  3. Verifique o código de barras do boleto;
  4. Fique atento a como este boleto chegou à você.

Seguindo essas dicas, a detecção de possíveis fraudes fica mais ágil e você pode identificar e contatar responsáveis sobre essa chance de golpe. Aqui, erros de digitação, detalhes sobre nomes e outros dados são os erros mais comuns para expor uma fraude.

Além disso, os números do código de barras podem oferecer muitas informações, então sempre fique de olho! Isso porque os três primeiros números indicam o banco de destino do boleto, enquanto os últimos mostram o valor do boleto.

Ou seja, se alguns desses números não corresponderem à outras informações do documento, desconfie imediatamente. Apesar de poder se tratar de um erro humano, há grandes chances de ser uma fraude.

E aí, você já conhecia a diferença entre boleto, fatura e duplicata? Se ficou com alguma dúvida, mande nos comentários!