Netflix Inc.

08/11/2022 | Press release | Distributed by Public on 08/11/2022 11:40

#QueMéxicoSeVea: Netflix dobra a aposta no cinema mexicano →

O cinema sempre foi um espelho de quem somos. É uma das formas de tecer a narrativa cultural da humanidade e descobrir a diversidade dos nossos países e histórias. Por isso, ano passado a Netflix lançou #QueMéxicoSeVea, um convite para divulgar e homenagear o cinema mexicano.

Como a resposta foi extremamente positiva, tanto por parte dos amantes do cinema quanto dos criadores e artistas, a empresa decidiu dobrar a aposta. Então, tenho o orgulho de anunciar que estamos produzindo mais filmes em vários gêneros e com um olhar ainda mais atento para a diversidade, trabalhando lado a lado com diretores e diretoras, além de novos artistas mexicanos para promover o talento desse país que tanto nos orgulha. São vários filmes, mas hoje eu gostaria de apresentar os seguintes projetos em que estamos trabalhando agora:

  • As adaptações da literatura mexicana continuam. Atualmente em fase de pós-produção, temos No voy a pedirle a nadie que me crea, o novo filme de Fernando Frías (com quem trabalhamos no multipremiado Ya no estoy aquí) baseado no romance "Ninguém Precisa Acreditar em Mim", de Juan Pablo Villalobos. Rodado no México e na Espanha, é estrelado por Darío Yazbek, Natalia Solían, Alexis Ayala e Anna Castillo e produzido pela Exile Content e Zeta Studios. Esta adaptação se junta aos anúncios que já foram feitos de Temporada de huracanes, que também está em pós-produção, e Pedro Páramo. Aliás, tenho o prazer de informar que o renomado diretor de fotografia Rodrigo Prieto vai dirigir a adaptação de Pedro Páramo.

  • El último vagón, um filme voltado para a família e baseado no romance homônimo de Ángeles Doñate, dirigido pelo multipremiado Ernesto Contreras (Pálpebras Azuis, Eu Sonho em Outro Idioma), com Adriana Barraza e Memo Villegas no elenco.

  • Bahía colorada, comédia produzida por Mónica Lozano (Amores Brutos, Não Aceitamos Devoluções, Uma Ressaca de 9 Meses), marca a estreia na direção de Ricardo Castro, formado pelo CCC (Centro de Capacitação Cinematográfica).

  • Invitación a un asesinato, uma comédia de humor cáustico e afiado baseada no livro de Carmen Posadas, dirigida por JM Cravioto (Diablero, Monarca, Mexican Gangster) e produzida por Erik Barmack (Dark, The Rain) e Jimena Rodríguez (3 Idiotas, El vestido de la novia). No elenco do filme estão Maribel Verdú, Regina Blandón, Manolo Cardona, Aarón Díaz, Stephanie Cayo e José María de Tavira.

  • Fuga de reinas, comédia escrita e estrelada por Martha Higareda sobre quatro amigas em fases diferentes da vida que decidem viajar juntas. Produzida por Martha Higareda, Miri Higareda e Alexis Fridman, com direção de Jorge Macaya.

  • La gran seducción, comédia dirigida por Celso García (A Estreita Faixa Amarela) e estrelada por Memo Villegas, Yalitza Aparicio e Pierre Louis. Este filme será produzido por Nicolás Celis, com quem trabalhamos em Romae A Noite do Fogo.

Além destes filmes, foram anunciadas anteriormente três produções extraordinárias que mal posso esperar para ver. Com esses três títulos, a Netflix reafirma seu compromisso com o cinema mexicano:

Imagem de "Viva o México!"
  • Viva o México!: dirigido, produzido e corroteirizado por Luis Estrada, diretor de A Lei de Herodes, O Infernoe A Ditadura Perfeita; estrelando Damián Alcázar, Alfonso Herrera, Joaquín Cosío, Ana de la Reguera, Ana Martín e Angelina Peláez, entre outros.

Imagem de "Ruído"
  • Ruído: escrito e dirigido por Natalia Beristáin, produzido por Rafael Ley e estrelado por Julieta Egurrola, Teresa Ruiz e Arturo Beristáin, com Nicolasa Ortiz Monasterio.

Material sobre "BARDO"
  • Por fim, BARDO, Falsa Crônica de Algumas Verdades, do ganhador de cinco Oscars Alejandro G. Iñárritu. Com estreia mundial no Festival de Veneza em breve, "BARDO" é a primeira produção de Iñárritu filmada no México desde Amores Brutosem 2000, e tem no elenco Daniel Gimenez Cacho, Griselda Siciliani, Ximena Lamadrid e Íker Solano. Com direção de arte do mexicano vencedor do Oscar Eugenio Caballero (Roma, O Labirinto do Fauno) e figurino de Anna Terrazas (The Deuce, Roma).

A Netflix trabalha todos os dias para cumprir o compromisso de criar, divulgar e homenagear o cinema mexicano. Isso é só o começo. Queremos que o México se veja (#QuéMéxicoSeVea) por meio de seu cinema singular e de renome mundial.