IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

04/17/2024 | News release | Distributed by Public on 04/17/2024 14:15

Ibama realiza visita técnica ao Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, em Minas Gerais

Notícias

Ibama realiza visita técnica ao Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, em Minas Gerais

Objetivo foi apresentar as atividades desenvolvidas e fornecer subsídios às instituições sobre a atuação nuclear

Brasília (17/04/2024) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em 10 de abril, visita técnica ao Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), que atua na pesquisa, desenvolvimento, ensino e prestação de serviços na área nuclear, localizado em Belo Horizonte (MG).

O principal objetivo foi a apresentação das atividades desenvolvidas pelo CDTN, como capacitação e fornecimento de subsídios às instituições do sistema sobre sua atuação na área nuclear. A unidade está ligada à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

[Link]Foto: Antônio SantiagoA visita fez parte do Programa Geral de Atividades do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (PGA/Sipron 2024) e contou com a presença de servidores lotados na Coordenação de Atendimento a Acidentes Tecnológicos e Naturais da Coordenação Geral de Emergências Ambientais do Ibama, além de representantes das demais instituições pertencentes ao Sipron (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República - GSI, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Defesa Civil e Marinha do Brasil).

Foram visitados o Reator Triga IPR-R1 e o Laboratório de Irradiação Gama para que os participantes conhecessem as aplicações e pesquisas em andamento. Foi realizado estudo de caso: "Fontes Extraviadas em Nazareno - MG" e ministrada palestra sobre Material Radioativo de Ocorrência Natural na Indústria do Petróleo, além de apresentação do Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental.

Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear

O CDTN é considerado referência na América Latina em gerência e tratamento de rejeitos radioativos, além de desenvolver atividades como monitoramento e remediação ambiental, metrologia das radiações, desenvolvimento e produção de radiofármacos, otimização de processos de extração e purificação mineral, integridade estrutural e gerenciamento do envelhecimento de componentes mecânicos de instalações de grande porte.

O Centro possui, além do reator nuclear de pesquisa TRIGA e do Laboratório de Irradiação Gama, a Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos, e Instalações Piloto para Processamento de Bens Minerais. O encontro foi organizado pelo GSI, representado pelo comandante Alex Azevedo Urbancg.

Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015

Categoria
Meio Ambiente e Clima
Tags: Minas Gerais