Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

06/28/2022 | Press release | Distributed by Public on 06/28/2022 12:59

Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas oferece curso gratuito em biotecnologia vegetal

O curso "From Gene to Trait" acontece de 12 a 16 de setembro na Embrapa Agricultura Digital, em Campinas (SP)

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas - GCCRC, uma iniciativa entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abre inscrições para a quarta edição do curso "From Gene to Trait", que volta ao seu formato presencial. O curso abrange desde as principais ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e propriedade intelectual.

No ano passado, em decorrência da pandemia de Covid-19, o curso aconteceu entre agosto e dezembro, com aulas semanais e no formato on-line. Foram 450 inscritos de nove países, mas apenas 250 participantes foram selecionados. Destes, 90 participantes atingiram os requisitos mínimos para receber o certificado.

De volta ao formato presencial, os organizadores esperam que a interação entre os participantes volte a ser exitosa, ainda que isso represente um alcance menor em termos regionais. "Há vantagens e desvantagens nos dois formatos, mas acreditamos que a interação no cafezinho, no corredor, ainda não foi substituída no formato on-line", explica o coordenador do curso e do GCCRC, Paulo Arruda. O curso será condensado e acontece entre 8h e 17h, nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de setembro de 2022, no auditório da Embrapa Agricultura Digital, em Campinas (SP). O uso de máscara será obrigatório.

Além da Unicamp e da Embrapa, o curso conta com a participação de profissionais do VIB (Bélgica), Microbiome Support (União Europeia), Centro de Citricultura Sylvio Moureira/IAC, Fundecitrus e de empresas de biotecnologia como a Bayer Crop Science, LP Sementes, as startups Symbiomics e InEdita e as consultorias i9Pi e SLC Consultoria. Estes especialistas abordarão técnicas como: descoberta de genes usando a bioinformática, associação genômica ampla, genômica comparativa e transcriptômica, análise de microbiomas, metagenômica, coleções de cultura de microrganismos, inoculantes sintéticos, ensaios de inoculação, edição genômica e propriedade intelectual.

O curso tem como público-alvo estudantes de pós-graduação e profissionais de empresas que atuam no ramo de biotecnologia agrícola que estejam interessados em atualizar seus conhecimentos sobre genômica. As aulas serão realizadas em português e em inglês.

"From gene to Trait" é gratuito e selecionará 100 participantes para esta quarta edição presencial. As inscrições devem ser feitas até 5 de agosto, neste link. Todos os candidatos serão notificados até 5 de agosto.

Participantes que tiverem 75% de presença terão certificado. Alunos de pós-graduação que desejarem contabilizar o curso como crédito para o seu programa de pós-graduação podem se matricular como aluno regular ou especial na disciplina do catálogo do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Unicamp (disciplina: "NG300 - Do Gene ao Fenótipo: Uma Introdução ao Pipeline de Biotecnologia Avançada (From Gene to Trait: an Introduction to an Advanced Biotechnology Pipeline", 3 créditos).

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para [email protected].

Sobre o GCCRC

O GCCRC é uma iniciativa entre Embrapa e Unicamp - no âmbito do programa da FAPESP Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) - para o desenvolvimento de plantas adaptadas aos estresses das mudanças climáticas globais. Sua plataforma de pesquisa envolve ferramentas de bioinformática, edição gênica, transformação, microbioma, fenotipagem, propriedade intelectual e assuntos regulatórios.

Serviço

Evento: curso "From Gene to Trait"

Quando: de 12 a 16 de setembro de 2022, de 8h-17h

Local: Auditório da Embrapa Agricultura Digital - Av. Dr. André Tosello, 209, Cidade Universitária, Campinas (SP).

Vagas: 100 participantes

Inscrições para a seleção: até 5 de agosto de 2022 pelo formulário online https://www.gccrc.unicamp.br/course-from-gene-to-trait/

Resultado da seleção: 12 de agosto

Contato: [email protected]