BANESTES SA - Banco do Estado do Espírito Santo

01/28/2022 | Press release | Distributed by Public on 01/28/2022 07:08

Open Banking: especialistas do Banestes comentam as transformações e os benefícios do novo sistema para os cidadãos

Ainda pouco compreendido pela população em geral, o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é uma iniciativa do Banco Central do Brasil (Bacen) que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para os consumidores.

As ações para a implementação do Open Banking no Brasil tiveram início em 2020 e a expectativa é de que o sistema esteja em completo funcionamento em 2022, o que trará significativas mudanças na forma de relacionamento entre clientes e instituições financeiras.

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) é uma das instituições financeiras credenciadas a participar do Open Banking no Brasil. Como banco regional, é obrigatória a participação na terceira fase do projeto, de compartilhamento dos serviços bancários de iniciação de pagamentos e contratação de empréstimos por correspondentes. Para isso, o banco conta com diversas equipes especializadas atuando em projetos específicos de implementação do Open Banking.

A inovação garante proporcionar maior autonomia e controle para os consumidores, a partir da liberdade que será dada aos correntistas de optarem por compartilhar seus dados financeiros entre as instituições bancárias participantes. Conforme comenta o diretor de Tecnologia do Banestes, Tasso Lugon, "o Open Banking propicia o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs (Application Programming Interfaces) por parte das instituições participantes autorizadas pelo Bacen. No caso de dados de clientes (pessoa física ou jurídica), o mesmo poderá solicitar o compartilhamento de seus dados às instituições financeiras, de pagamento ou demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. É o cliente quem decidirá quando e com quem ele deseja compartilhá-los no escopo do Open Banking".

O processo de compartilhamento de dados é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob supervisão do Banco Central. A possibilidade de compartilhamento de dados tem como objetivo incentivar um ambiente de maior competição do sistema financeiro, melhorando os serviços e promovendo inovação e competitividade.

Os consumidores poderão compartilhar informações de dados cadastrais e dados de transações, como seu extrato de conta corrente e poupança, operações de crédito, investimentos e até seguros contratados. Com isso, as instituições poderão usar essas informações para ofertar serviços de inteligência financeira, melhorar sua classificação de crédito ou ainda ofertar produtos e serviços personalizados.

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, garante que, a partir do Open Banking, o Banestes irá ofertar aos capixabas produtos e serviços financeiros com ainda mais agilidade, conveniência e segurança. "O consumidor terá maior visibilidade e controle de sua vida financeira. Com o acesso de seus dados, o Banestes poderá ofertar produtos ainda mais personalizados e com condições financeiras mais vantajosas e adequadas às suas necessidades, seus interesses e objetivos", ressalta Amarildo Casagrande.

Outro exemplo prático de ganhos futuros pelos consumidores a partir do Open Banking é a possibilidade de o cliente realizar transações de diferentes contas em um único canal. "O Open Banking vai possibilitar a sincronização de operações financeiras de contas de um mesmo cliente, em diferentes instituições financeiras, em um único aplicativo, por exemplo, o Aplicativo Banestes. O Banestes irá aproveitar as oportunidades oferecidas para os meios de pagamento, com foco em proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes", destaca o diretor de Meios de Pagamento do Banestes, Marcos Vinícius Nunes Montes.

Informações completas sobre o Open Banking no Brasil, como funcionamento, fases de implementação, instituições participantes e outros, estão disponíveis no site oficial do projeto, disponibilizado pelo Banco Central: https://openbankingbrasil.org.br/.

E o Banestes também preparou um ambiente exclusivo para informar aos capixabas sobre as iniciativas do Open Banking no Banestes. Acesse o hotsite oficial https://www.banestes.com.br/openbanking/.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Rafaella Rodrigues
[email protected]