Prefeitura de Porto Alegre

03/29/2024 | Press release | Distributed by Public on 03/29/2024 08:20

Encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz lembrará da necessidade de paz no mundo

Encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz lembrará da necessidade de paz no mundo

29/03/2024 07:56

Nesta Sexta-feira Santa, 29, ocorre a 65ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz, Zona Leste,dentro das comemorações dos 252 anos da cidade de Porto Alegre.A programação começa às 14h30 com missa no Santuário São José do Murialdo. A partir das 15h30, haverá a encenação, seguida pela procissão e o auto de fé, com um grande elenco de artistas profissionais. Cerca de 60 moradores do bairro também estarão no evento como soldados romanos e habitantes da Palestina.

Alunos do bairro Restinga participarão da encenação dos milagres de Cristo. A cena da ressurreição de Lázaro, que foi novidade na edição anterior, será mantida. O evento segue alinhado com a Campanha da Fraternidade 2024, que este ano completa 60 anos ininterruptos, e tem como temática "Fraternidade e Amizade Social".

O evento ocorre em frente à igreja, na rua 1º de Março, esquina Vidal de Negreiros, seguido de procissão por mais de 1,5 quilômetro até o alto do Morro da Cruz, onde será realizada a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, finalizada com a crucificação e sua ressurreição. No trajeto em direção ao morro, haverá encenação especial sobre a violência contra as mulheres.

Novidades - Entre as novidades deste ano está uma cena, na abertura do evento, em alusão à necessidade de paz no mundo. Um ator profissional representando São Francisco de Assis irá cantar uma música, com letra sobre serenidade. Também haverá citação ao Papa Francisco. Durante a apresentação musical, os atores irão distribuir macelas abençoadas ao público presente.

A realização é da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Santuário São José de Murialdo.

Trânsito - A rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (primeira quadra a partir da Bento Gonçalves). A linha 344 - Santa Maria - a partir de 7h circula no sentido Centro-bairro pela rua Martins de Lima e no sentido bairro-Centro pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da rua 1º de Março para cima.

Transporte - As linhas T2, T4 e T11 passam pela confluência das avenidas Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França. Quem estiver no Centro pode utilizar a linha 344 - Santa Maria, cujo ponto é na avenida Salgado Filho, 122. Quem for usar a T9 deve desembarcar no ponto final, na rua Albion em frente à Carris. Quem preferir outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves deve descer na Estação Cristiano Fischer.

Programação - 29 de março - Sexta-Feira Santa
14h30 - Mensagem da Paixão - Interior da Igreja São José do Murialdo
15h30 - Bênção da Macela e início da encenação em frente à Igreja
16h30 - Procissão sobe pela rua Santo Alfredo, com cenas de Maria, mãe de Jesus e Verônica

18h - Crucificação e Ressurreição - Final do ato o morro.

Endereço

Rua Vidal de Negreiros, 550 esquina rua 1º de Março - Santuário São José de Murialdo

.
Ivani Schütz

Gilmar Martins