IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

03/28/2024 | News release | Distributed by Public on 03/28/2024 13:49

Ibama entrega suprimentos aos atingidos pelas chuvas no sul do Espírito Santo

Notícias

Ibama entrega suprimentos aos atingidos pelas chuvas no sul do Espírito Santo

Equipes do Instituto atuam na força-tarefa com a supervisão da Defesa Civil Estadual

Brasília (28/03/2024) - Como forma de auxiliar os atingidos pelas chuvas que causaram danos de grandes proporções no sul do estado do Espírito Santo no fim deste mês, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) iniciou no estado, nesta terça-feira (26), a entrega de suprimentos, como alimentos, medicamentos, itens de higiene e limpeza pessoal, além de agasalhos. As equipes do Instituto atuam com a supervisão da Defesa Civil Estadual. Ao todo, 13 municípios declararam situação de emergência, ao menos 20 mortes foram confirmadas até o momento, e diversas pessoas estão desaparecidas devido às chuvas. Milhares estão desalojados ou desabrigados.

Cinco equipes do Ibama foram designadas para atuarem na força-tarefa, nomeada pelo governo estadual como "Espírito Santo Solidário", com quatro delas baseadas em Vitória e uma em Cachoeiro do Itapemirim. O transporte dos suprimentos é realizado por meio de viaturas do Instituto. "Nós nos reunimos e, no momento em que vimos que a necessidade era muito grande, percebemos que tínhamos possibilidade de contribuir.", disse o superintendente do Ibama no estado, Rodrigo Vargas.

Os medicamentos foram transportados da sede da Secretaria Estadual de Saúde, na capital capixaba, para os municípios de Alegre, Muqui e Mimoso do Sul. Os itens de higiene e limpeza pessoal seguiram do quartel do Corpo de Bombeiros em Cachoeiro do Itapemirim para Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui e Bom Jesus do Norte. Todos esses municípios receberam comida e agasalhos.

O trabalho de auxílio às vítimas das chuvas realizado pelo Ibama será mantido enquanto houver necessidade, informou Vargas. Nos próximos dias, haverá transporte de água potável da sede municipal, Alegre, para o distrito de Rive, que teve a captação de água para abastecimento afetada pelo desastre. "Onde a Defesa Civil Estadual e as outras instituições que compõem a força-tarefa nos demandam atuar, nós estamos indo prestar nosso apoio.", afirmou. Ele ainda destacou a proatividade dos servidores da Superintendência estadual, que se revezam nas equipes de apoio à logística para que o suporte aos atingidos siga sem interrupções.

Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015

Categoria
Meio Ambiente e Clima