Prefeitura Municipal de Vitória

04/14/2021 | News release | Distributed by Public on 04/14/2021 14:57

Educação - Brigada escolar e treinamento contra incêndios nas escolas de Vitória

Defesa Civil/Divulgação

Plano de evacuação das unidades em caso de incêndios faz parte das ações do selo 'Escola Segura'

O objetivo é prevenir acidentes. Mas, caso eles ocorram, saber como agir para salvar vidas. Em parceria com o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) está desenvolvendo um trabalho junto das 102 unidades de ensino da rede, sendo 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), em busca do selo de certificação 'Escola Segura'.

Até a conquista do selo, são três etapas:

  • é preciso que a unidade de ensino tenha o alvará de licença do Corpo de Bombeiros;
  • elaborar um plano de prevenção e emergência, formação de brigada escolar e treinamento de professores, estudantes e demais colaboradores;
  • realizar um simulado de abandono.

As etapas que exigem presença de profissionais e estudantes nas escolas, como o treinamento para saber como agir em casa de incêndio, serão feitas somente quando houver segurança dentro do contexto da pandemia.

Alvará

A equipe técnica da Gerência de Acompanhamento e Manutenção das Obras da Educação (Gamo) já deu início aos procedimentos necessários para renovação dos alvarás, que são concedidos por um determinado período de tempo e, perdendo a validade, é necessário que sejam validados novamente. Com essa documentação em dia, terá início a segunda fase.

'A nossa prioridade é a segurança das escolas. Investir numa formação com a chancela do Corpo de Bombeiros é muito significativo', destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Responsabilidade compartilhada

Comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, o tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva destacou o conceito inovador do projeto Escola Segura: a responsabilidade compartilhada.

'Todos, professores, pais, alunos, demais profissionais da administração e prestadores de serviço, são envolvidos em um processo de aprendizagem e de exercícios continuados acerca de conhecimentos até agora vistos por muitos como extremamente técnicos, mas que, se levados à comunidade em uma linguagem acessível, certamente contribuirão para a melhoria do mundo em que vivemos para que possamos seguir salvando vidas', disse.

Brigada escolar

Com a garantia de que a edificação está protegida contra incêndios, é fundamental que as pessoas saibam o que fazer para evitar que os incêndios ocorram e, caso eles ocorram, que todos saibam como agir.

Com a orientação do Corpo de Bombeiros, será formada uma brigada escolar com profissionais que atuam e conhecem a edificação, tornando-os aptos para agir em caso de um incêndio ou de um pânico, buscando sempre a segurança de todos. Cada unidade de ensino terá um plano de prevenção e emergência contra incêndio.

Após os treinamentos realizados, quando o contexto de pandemia permitir que isso seja feito, será realizado anualmente um exercício simulado de emergência, no qual serão colocados em prática os conhecimentos adquiridos nas capacitações.

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.