Prefeitura de Porto Alegre

03/19/2017 | News release | Distributed by Public on 03/19/2017 17:41

Linha Turismo lotado para o primeiro tour cervejeiro

19/03/2017 19:48:12

Foto: Helena Rocha/PMPA

Ingressos também já estão esgotados para o próximo passeio, no sábado

Foto: Helena Rocha/PMPA

Tour percorreu seis microcervejarias artesanais da região do 4º Distrito

A temperatura agradável deste domingo, 19, e o espirito alegre do grupo foram componentes que ajudaram a transformar o primeiro tour cervejeiro do Linha Turismo da Prefeitura num sucesso. O passeio, iniciado às 14 horas, foi realizado por 63 pessoas, que lotaram os dois andares do ônibus que percorreu seis microcervejarias artesanais da região do 4º Distrito da Capital. O passeio integrou a programação do primeiro dia da Semana de Porto Alegre, que comemora os 245 anos da cidade

Para o empresário Rafael Diefenthaler, proprietário de um dos estabelecimentos visitados e um dos mestres cervejeiros que serviu de guia do tour, a iniciativa teve aprovação do púbico. 'Procuramos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que prontamente se colocou à disposição para realizar o projeto, e está aí o resultado positivo. Agora queremos que ele se consolide como mais uma opção de turismo da cidade', disse Rafael.

Porto Alegre é considerada a capital nacional das microcervejarias artesanais com 25 estabelecimentos. Nos últimos cinco anos foram as mais premiadas no Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em Blumenau (SC) e que aponta os melhores produtos entre as 400 microcervejarias existentes no País Jussara Chaise, de 67 anos, assim como a maioria dos presentes no tour, desconheciam essa realidade e gostaram do que viram. ' Foi uma grande iniciativa, precisamos de ideias inovadoras no turismo de Porto Alegre como essa, que mostrem uma cidade desconhecida até então', ressaltou Jussara, que é turismóloga.

Empreendedorismo
- Para o secretário do Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Ricardo Gomes, a iniciativa atingiu os seus objetivos na medida em que, de forma simples, usando apenas recursos disponíveis, a Prefeitura proporciou uma opção de lazer diferenciada, mostrando aspectos da cidade pouco divulgados, em áreas pouco visitadas e valorizando o empreendedorismo da cidade. 'Pela aceitação deste projeto, certamente iremos ampliá-lo, inclusive com visitas guiadas a outros segmentos que apresentam uma pujança praticamente desconhecida da população', ressaltou Ricardo.

A Ideia é compartilhada por Herbert Strassburger Neto, de 31 anos, que também participou do roteiro. 'Eu já trabalhei com cerveja artesanal e achei essa proposta da prefeitura de impulsionar as cervejarias e divulgar os empreendedores do Quarto Distrito realmente muito legal e que deveria se repetir por toda a cidade', disse Herbert, que é analista de sistemas.

Em cada estabelecimento foi oferecido um tipo de cerveja, num copo de 100ml, para degustação. Além disso, as diferentes cervejas, assim como copos e camisetas personalizadas dos estabelecimentos, foram adquiridas pelos visitantes. Um novo tour dos cervejeiros está marcado para o sábado, 25, porém os bilhetes foram esgotados rapidamente, mostrando o interesse pela iniciativa.

Foram visitadas os seguintes estabelecimentos:

Microcervejaria Irmãos Ferraro - praça Jorge Godofredo Felizardo, nº 70, bairro Anchieta

Cervejaria Seasons - rua Angelo Dourado, nº 183, bairro Anchieta

Baldhead Craft Beers - rua Vítor Valpírio, nº 350, bairro Anchieta

Cervejaria 4 Árvores - avenida Pará, nº 970, bairro São Geraldo

Sagrada Cervejas Artesanais - rua Ernesto Fontoura, nº 513, bairro São Geraldo

/linha_turismo/semana_de_porto_alegre

Texto de: Paulo Cesar Flores
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.