Distrito Federal de Brasilia

03/23/2019 | Press release | Distributed by Public on 03/23/2019 17:42

Comemorações do Dia Mundial da Água

Neste sábado, em mais uma comemoração pelo Dia Mundial da Água, celebrado sexta-feira, muitos brasilienses curtiram as atrações que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) preparou especialmente para a data.

O presidente da Caesb, Fernando Leite, reforçou a importância de ter um dia especial para debater o tema: 'Hoje estamos comemorando o Dia Mundial da Água, às margens do Lago Paranoá, por uma razão muito forte: o lago, que um dia foi 100% poluído, hoje tem 96% de balneabilidade, estando apto para práticas esportivas e passeios', afirmou.

Segundo ele, 'o Lago Paranoá é um modelo a ser seguido por todos. Apenas 6% dos rios brasileiros estão em condições ideais, ou seja, as condições que nós temos aqui. Nosso lago serve para abastecimento de água para toda a população do DF. Por isso, devemos ter práticas seguras, corretas e sustentáveis em nosso meio ambiente', afirmou.

As crianças assistiram às apresentações dos bonecos da Cia Teatral de Fantoches e visitaram o ônibus Expresso Ambiental da Caesb, especializado em educação ambiental, com uma maquete que mostra a importância do saneamento para a saúde e qualidade de vida. Gotita, personagem da Adasa, fez a alegria dos pequenos.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Embrapa montaram estandes sobre coleta seletiva e a biodiesel. O engenheiro químico da Companhia, doutor Mauro Felizatto, apresentou uma palestra sobre a história do Lago Paranoá desde sua formação até o estágio atual, em captação de água para consumo, com destaque para o processo de recuperação da qualidade da água executado pela Caesb.

Food trucks e as barracas da feirinha de artesanato completaram a praça de alimentação.

Rafa Weiby, cantor de MPB, rock e pop, animou a saída dos participantes da competição de natação, que partiram da orla da Ponte JK. Cerca de 90 atletas nadaram no Desafio de Natação, organizado pelo atleta Tiago Sato. A banda Real Samba encerrou a tarde de comemoração.

Atuaram como parceiros diversos órgãos do Governo do Distrito Federal: secretarias de Cultura, de Segurança Pública, de Comunicação, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia Energética de Brasília (CEB), Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Corpo de Bombeiros, além da Embrapa Agroenergia.