PAHO - Pan American Health Organization

06/29/2022 | Press release | Distributed by Public on 06/29/2022 13:58

Vacina Mais: CNS, Conass, Conasems e OPAS/OMS se unem para promover campanha de incentivo à vacinação no Brasil

Brasília, 29 de junho de 2022 - O Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançaram nesta quarta-feira (29), a campanha "Vacina Mais", que tem como objetivo promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação no Brasil.

Para se somar aos esforços que vêm sendo realizados a nível comunitário por gestores e trabalhadores de saúde em prol da vacinação, a campanha "Vacina Mais" levará informação clara, atraente e precisa a diferentes públicos sobre a segurança, importância e efetividade de todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação.

Clique aqui para fazer o download dos materiais da campanha

O objetivo da Campanha é disponibilizar, de maneira gratuita, materiais de comunicação em diversos formatos - card para redes sociais, cartaz, panfleto, entre outros - para entes públicos das esferas municipal, estadual e federal, bem como para outras instituições parceiras. A "Vacina Mais" levará informação técnica de qualidade e de maneira acessível sobre os imunizantes disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a importância da população manter a caderneta de vacinação sempre atualizada.

Durante o lançamento, a representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, ressaltou a necessidade de campanhas de alerta para que a população do país, da Região das Américas e do mundo se vacinem mais. "A campanha 'Vacina Mais' simboliza a soma de esforços que precisamos para reconquistar as altas coberturas de vacinação de rotina e ter a vacinação completa de COVID-19 e gripe. Esta campanha ajudará a impulsionar o esforço a nível comunitário que vem sendo feito por gestores e trabalhadores de saúde para garantir que o Programa Nacional de Imunizações alcance com mais força a toda a população do país", disse.

Em sua fala, o presidente da CNS, Fernando Pigatto, propôs um desafio para que a campanha possa mostrar resultados positivos até a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023. "Desde sempre, participamos e atuamos na defesa da vida, inclusive, trabalhando para lutar contra falsas notícias que levam à morte de milhares de pessoas. Não temos prazo para a campanha acabar, é o acordo que fizemos, porém, queremos lançar um desafio para durante a próxima Conferência Nacional de Saúde, em julho do ano que vem, lançarmos os resultados dessa campanha", disse.

O presidente do CONASS, Nésio Fernandes, ressaltou a importância do SUS e a importância que doenças eliminadas voltem a ser um problema no país. "Qualquer doença que seja imunoprevenível, não é aceitável que mate pessoas. Qualquer doença que seja imunoprevenível, precisa de campanhas que ajudem na divulgação da vacinação. Eu me lembro da comoção da chegada da vacina contra a COVID-19 com a população e os profissionais se emocionando com gritos de 'vacina sim'. Queremos reviver esse sentimento na população e queremos apostar nesta grande aliança e nesta grande iniciativa que não tem tempo para acabar", disse.

O presidente do CONASEMS, Wilames Freire, ressaltou que a campanha será uma provocação para mobilizar a sociedade para que enxergue que somente através da vacinação será possível superar adversidades como a pandemia. "O que fizemos durante a pandemia mostra a força que temos para enfrentar qualquer pandemia, o que envolve todas as instituições que estão conosco nesta campanha. Nosso objetivo é que o cidadão comum seja estimulado, temos um país continental onde temos vacinadores e vacinas disponíveis para todos, cabe a nós, através dos nossos meios de comunicação estimular uma campanha ampla para a população e nossos trabalhadores da saúde", explicou.

O secretário executivo do Ministério da Saúde do Brasil, Daniel Pereira, celebrou a campanha como um gesto de união e sintonia entre todas as instituições parceiras. "Somente com a união conseguimos distribuir mais de 500 milhões de doses no país para combater a pandemia. Em todos os lugares do Brasil, havia um município realizando um árduo trabalho para distribuir na ponta. Reforço a qualidade da nossa produção nacional e de todos os esforços realizados para termos a tranquilidade que temos atualmente na luta contra a COVID-19, com muita perseverança dos profissionais de saúde e dos gestores que estão na ponta", disse.

Unidos por uma mesma causa

A campanha contará com o apoio de 32 instituições brasileiras. São elas: ANVISA, CONSED, UNDIME, FIOCRUZ, Instituto Butantan, CNBB, SBIM, SBP, SBI, AMB, FCFAS, ABEN, EBSERH, CONACS, FEBRASGO, Unidos Pela Vacina, Instituto Todos Pela Saúde, CMB, Consórcio da Imprensa, Vital Strategies, ICEPi, CNJ, CNMP, STF, Ministério da Saúde, TCU, FNP, FIESP, CNM, CONIC, OAB e Frente pela Vida.

Alguns apoiadores da campanha participaram presencialmente do lançamento, como a presidente da FIOCRUZ, Nísia Trindade, que enalteceu a iniciativa. "O 'Vacina Mais' é um objetivo da FIOCRUZ e queremos que seja também objetivo de toda a sociedade brasileira. As vacinas são doses de gentileza, são doses de esperança, de proteção e de cuidado. Por isso, este movimento tem que ser um compromisso firme de todos nós: todas as esferas do governo, instituições de pesquisa e toda a sociedade. Vamos juntos. Vacina mais".

Para a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Meiruze Sousa Freitas, o movimento é um marco no fortalecimento da vacinação no Brasil. "Nós, servidores da Anvisa e do SUS, vamos atuar cada vez mais para que as vacinas cheguem no braço de cada um com segurança e qualidade", ressaltou.

Confira a transmissão ao vivo do lançamento da Campanha: https://www.youtube.com/watch?v=DTJcCSdQkD4&feature=emb_title

Comunicação

+55 61 3251-9581 | [email protected]