Governo do Estado de Rondônia

02/24/2021 | Press release | Distributed by Public on 02/24/2021 15:10

Integração entre Governo de Rondônia e Marinha do Brasil é reforçada durante reunião com o comandante do 9º Distrito Naval

[Link]

Governador Marcos Rocha enfatizou a importância das ações da Marinha do Brasil durante reunião com o comandante do 9º Distrito Naval

O fortalecimento de ações e de parcerias foram pontuados durante reunião do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e o novo comandante do 9º Distrito Naval, com sede em Manaus (Com9ºDN), vice-almirante Ralph Dias da Silveira Costa, realizada no início da tarde desta quarta-feira (24), no Palácio Rio Madeira.

Durante o encontro realizado, atendendo todas as normas de segurança de Saúde, foram destacadas medidas integradas entre a Marinha do Brasil e o Governo de Rondônia. O comandante do 9º Distrito Naval, que assumiu o cargo em novembro de 2020, deixou claro que o governador de Rondônia é o primeiro a receber a visita da comitiva da Marinha do Brasil, do atual comando. 'É uma satisfação vir a Rondônia e estreitar esse laço junto com Governo do Estado. Desde o dia 20 de novembro assumi o comando do 9º Distrito Naval, mas a pandemia está nos impondo uma rotina de movimentação difícil. Sabemos que os estados da Região Norte estão com dificuldade e a Marinha do Brasil está para colaborar, não apenas no sentido de enfrentamento à pandemia do coronavírus, mas, inclusive, nas ações integradas que fortaleçam a parceria', disse o vice-almirante.

Ao dar boas-vindas ao novo comandante do 9º Comando Naval, o governador Marcos Rocha deixou perceptível a estreita parceria que já existe entre o Governo e a Capitania Fluvial de Porto Velho. O chefe do Executivo Estadual fez uma rápida explanação das medias que o Governo tem adotado para o combate ao coronavírus e enfatizou que Rondônia garantiu apoio ao Amazonas, mas especificamente na região Sul do Estado, com tratamento de pacientes acometidos de Covid-19. Outros assuntos também foram destacados durante a reunião, como o combate à corrupção, sendo uma das principais bandeiras do Governo de Rondônia.

'Agradecemos essa parceria que existe com a Capitania Fluvial de Porto Velho e reforçada com a vinda do comandante da Organização Militar da Marinha', disse o governador ao fazer também a entrega de uma medalha ao capitão de Corveta Rodolfo Aurélio Santos Resende pelos relevantes serviços a Rondônia e ao vice-almirante Ralph Dias da Silveira Costa, pelas boas vindas ao comando do Distrito Naval.

O vice-almirante Ralph Dias da Silveira Costa, fez a apresentação do novo comandante da Capitania Fluvial de Porto Velho, o capitão de Fragata Marcelo de Souza Barbosa, que assumiu no lugar do capitão de Corveta Rodolfo Aurélio Santos Resende. Ele agradeceu todo o apoio do Governo do Estado pela parceria durante o tempo em que esteve no comando da Unidade Militar da Marinha do Brasil.

O Comando do 9º Distrito Naval tem como principais tarefas a execução de Operações Ribeirinhas, utilizando-se dos seus meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, bem como, atividades de Patrulha e de Inspeção Naval, numa malha hidroviária com 22 mil quilômetros de extensão, onde trafegam cerca de 35 mil embarcações.

Além disso, prossegue com o importante trabalho assistencial que a Marinha desenvolve na Amazônia, por meio das Atividades de Assistência Hospitalar (Asshop) e Cívico Sociais (Aciso), com seus navios-patrulha, de assistência hospitalar e embarcações das Capitanias Fluviais e Agências.