ECOWAS - Economic Community of West African States

04/29/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/29/2024 14:21

A CEDEAO promove um retiro do seu Conselho de Sábios sobre o tema: “Tirar partido e responder aos actuais desafios da governação, da paz e da segurança na região da CEDEAO”.

A CEDEAO promove um retiro do seu Conselho de Sábios sobre o tema: "Tirar partido e responder aos actuais desafios da governação, da paz e da segurança na região da CEDEAO".

29 Abr, 2024

Como parte dos esforços para revigorar o Conselho de Sábios da CEDEAO, a Comissão da CEDEAO convocou um retiro de dois dias do conselho que começa hoje, dia 29 de abril de 2024, em Abidjan, Costa do Marfim. O conselho, que é um instrumento importante para a promoção da paz, da segurança e da estabilidade na África Ocidental, irá analisar a situação da governação, da paz e da segurança na região.

Os membros irão deliberar sobre o preocupante ressurgimento de golpes militares, os retrocessos democráticos decorrentes da vaga de alterações constitucionais e de irregularidades eleitorais, a tendência inquietante para a diminuição da participação política, o aumento alarmante da violência por motivos políticos, bem como as consequências socio-económicas crescentes do desemprego dos jovens. Estas têm sido as principais preocupações da Comissão da CEDEAO na sua tentativa de promover a estabilidade política, a paz e a democracia na região através do diálogo e da mediação.

Na abertura do retiro, o Comissário da CEDEAO para os Assuntos Políticos, a Paz e a Segurança, o Embaixador Abdel-Fatau Musah, reafirmou o compromisso da Comissão da CEDEAO, sob a liderança da Sua. Exa. o Dr. Omar Alieu Touray, de encontrar soluções duradouras para minimizar as crises que afectam a região, em colaboração com os membros do Conselho de Sábios da CEDEAO.

O Presidente do Conselho e antigo Presidente da Nigéria, Sua Excelência o Presidente Goodluck Ebele Jonathan, declarou aberto o retiro e instou a Comissão da CEDEAO a apoiar o Conselho dos Sábios com recursos adequados.

Os representantes da GiZ e da Delegação da União Europeia na Costa do Marfim enviaram mensagens de boas vindas. O retiro do Conselho da CEDEAO conta igualmente com a presença dos representantes permanentes do Presidente da Comissão da CEDEAO na Costa do Marfim e de alguns peritos regionais em matéria de paz e segurança. O Conselho dos Sábios é composto por homens e mulheres de Estado da região e constitui uma plataforma importante para os membros debaterem amplamente as questões que afectam a paz e a segurança na região.

Recorda-se que o primeiro retiro do Conselho dos Sábios foi realizado, em fevereiro de 2022 no Hotel Marriot, Lagos, Nigéria.

O atual retiro está a ser apoiado pelo Projeto de Arquitetura e Operações de Paz e Segurança da CEDEAO (EPSAO), cofinanciado pela União Europeia (UE) e pelo Ministério Federal Alemão do Desenvolvimento Económico e Cooperação (BMZ), implementado pela Deutsche Gesellschaft für In-ternationale Zusammenarbeit (GIZ).

  • Compartilhar: