Prefeitura de Porto Alegre

05/19/2017 | News release | Distributed by Public on 05/19/2017 16:39

Linha Turismo inicia testes com wi-fi livre neste sábado

19/05/2017 18:24:32

Foto: Joel Vargas/PMPA

Acesso à internet será liberado para a 2ª edição do Noite dos Museus

Os ônibus Linha Turismo iniciam neste sábado, 20, os testes com wi-fi livre na Capital. O acesso à internet será liberado para a 2ª edição do Noite dos Museus e permanecerá disponível na linha por um período de 60 dias. Idealizado pela Companhia de Processamento de Dados do Munícipio de Porto Alegre (Procempa), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Carris e a empresa Exibe Mídia, o projeto-piloto tem o objetivo de analisar a cobertura de sinal nos veículos e, ao mesmo tempo, proporcionar um novo atrativo para os visitantes e turistas que utilizam os ônibus para conhecer os pontos turísticos da cidade.

Conforme o diretor técnico da Procempa, Michel Costa, os coletivos do Linha Turismo serão os primeiros a receber o sinal de internet, em período de testes. A ideia é expandir gradativamente para outras linhas.

O roteiro do Linha Turismo na Noite dos Museus será realizado das 18h às 24h10 com início no Museu da UFRGS e passando na sequência pelo Planetário, Instituto Goethe, Pinacoteca Ruben Berta; Museu Julio de Castilhos, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Macrs - CCMQ); Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs); Memorial do Rio Grande do Sul; Fundação Iberê Camargo; Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.

Dois ônibus estarão realizando o percurso em um espaço de tempo de 30 a 35 minutos em cada ponto de parada. O Linha Turismo oferece a opção de embarque e desembarque dos passageiros com o mesmo passe, que custará R$ 20, com opção de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, servidores públicos de Porto Alegre, professores e crianças de dois a 12 anos. As passagens podem ser adquiridas no próprio embarque, com possibilidade de pagamento em cartões de crédito e débito.

Durante o período de testes, o wi-fi também estará disponível nos roteiros tradicionais onde é possível passear pela cidade em dois percursos diferentes. No city tour Centro Histórico, os destaques são a Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, às margens do lago Guaíba, e o Parque Farroupilha (Redenção). Este roteiro permite que o passageiro embarque e desembarque em sete pontos do trajeto para conhecer em mais detalhes os lugares e serviços dos bairros percorridos.

Já o city tour zona Sul é um trajeto sem paradas, e as principais atrações são as paisagens naturais da cidade. Os destaques nesse passeio são a praia de Ipanema, algumas propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que do alto do Morro da Pedra Redonda permite uma vista de 360° da cidade.

/linha_turismo/wireless

Texto de: Luiza Veber e Denise Righi
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.