Government of the Republic of Angola

11/29/2021 | Press release | Distributed by Public on 11/29/2021 12:39

DIÁLOGO INTERGERACIONAL NA BIENAL

Governo
29 Novembro de 2021 | 19h11

DIÁLOGO INTERGERACIONAL NA BIENAL

Presidente da República defende aposta na juventude para sucesso de África

O Presidente da República, João Lourenço, apelou aos Estados africanos a apostarem na juventude para garantia do sucesso dos países e do continente.

"Nós valorizamos bastante o facto de uma grande percentagem da população do nosso continente ser jovem. Acreditamos na nossa juventude, porque ela é o futuro do nosso continente, e é nessa juventude que devemos apostar tudo, para garantirmos o sucesso dos nossos países e o nosso continente".

O apelo foi feito durante o "Diálogo Intergeracional" entre Chefes de Estado e jovens africanos, que aconteceu sábado, 27 de Novembro, no Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz-Bienal de Luanda.

Aos jovens, João Lourenço disse ainda que deposita confiança e esperança nos jovens, para concretizar o que não foi possível fazer até ao momento em todos os domínios, utilizando como ferramenta a cultura, as artes, e a ciência para união e o desenvolvimento económico e social dos países do continente.

"Tudo aquilo que nós não conseguimos realizar até a presente data, depositamos em vocês a nossa confiança e a esperança de que os próximos anos essas realizações venham a ter lugar em todos os domínios, utilizando como ferramenta, sobretudo a cultura, as artes, e a ciência, como condição de união, porque a união faz a força no sentido de conseguirmos garantir o desenvolvimento económico e social dos nossos países e do nosso continente africano", ressaltou.

Em resposta à questão da jovem Fathia Souraya, da República do Djibuti, sobre o diversidade cultural em África, como forma de evitar conflitos, João Lourenço respondeu que o mundo está globalizado e a humanidade constitui uma verdadeira família, independentemente do local onde se vive, da da raça, sexo, e das línguas e das culturas, que acabam por ser única, apesar do local em que cada um se encontra.

A Vice-Presidente da Costa Rica pediu aos jovens para trabalharem em prol de uma maior participação na sociedade civil, para que as suas vozes sejam ouvidas.

"Devem trabalhar para mais democracia e mais educação para os povos. Se não tivermos pessoas com educação, não teremos uma democracia robusta. E para uma democracia mais participativa, temos que tomar decisões conjuntas entre homens e mulheres, para aprofundarmos as nossas democracias", recomendou.

O Vice-Presidente da Namíbia incentivou os jovens a estudarem e a não desistirem dos seus sonhos.

"Não basta só saber ler e escrever, tentem por favor, ao máximo, participar nas tecnologias modernas, começando a implementar estratégias no âmbito desta vida moderna e a comunicar para qualquer local, de forma a todos se entenderem e evitarem conflitos".

Por sua vez, o Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, pediu aos jovens para aproveitarem o espírito juvenil, para maior proactividade e acção em prol da paz.

"O futuro é dos jovens e os jovens precisam posicionar-se nos tempos actuais. Assim chegaremos lá de forma positiva", disse o Presidente santomense.

O "Diálogo Intergeracional" juntou vários jovens africanos par apresentares aos Chefes de Estado suas experiências, ideias e preocupações em prol da diversidade cultural e patrimonial de África.