Sindprev-ES

05/23/2022 | News release | Distributed by Public on 05/23/2022 17:25

Greve: governo assina acordo de greve com a categoria mas mobilização da base continua

Categorias do Trabalho e da Saúde seguem mobilizadas e na luta por acordo com o governo

Vitória da categoria!Na tarde desta segunda-feira, 23, as entidades representativas da categoria, a Fenasps e a CNTSS, o INSS e o Ministério do Trabalho e Previdência assinaram o acordo de greve, após62 dias de paralisação da categoria. O acordo inclui pautas específicas das/os trabalhadoras/es do INSS.

As/Os trabalhadoras/es do INSS que aderiram ao movimento retornarão ao trabalho nesta terça-feira, 24. O acordo prevê o retorno imediato. Entre as reivindicações conquistadas estão a criação do Comitê Permanente, com participação paritária das entidades sindicais e a direção do Instituto, que deverá discutir os processos de trabalho das/os trabalhadoras/es, a meta diária de 4,27 pontos (90 por mês) e a fixação de cinco avaliações sociais por dia, com intervalo de agendamento de sessenta minutos, com garantia da/o assistente social organizar sua rotina de trabalho.

Em relação à recomposição salarial e à jornada de trabalho de 30 horas, o governo se negou a discutir com a categoria. Caso o governo conceda recomposição a alguma carreira do serviço público federal, a pasta do Trabalho e Previdência se comprometeu a realizar diligências junto ao Ministério da Economia para viabilizar a concessão da recomposição também às/aos trabalhadoras do INSS.

O diretor do Sindprev-ES, Willian Aguiar, parabenizou a categoria do INSS pelo enfrentamento ao governo e pela vitória. "A gente quer parabenizar a categoria, especialmente as/os trabalhadoras/es do INSS, que fizeram o enfrentamento ao governo e não recuaram. Mesmo com o corte de salários e intimidações, a base resistiu e conseguiu essa vitória, e gostaríamos de parabenizar a todas/os", disse William.

O diretor destaca que a luta na base continua, pois é preciso avançar nas discussões das categorias do Trabalho e da Saúde, que seguem sem proposta do governo. As categorias também seguem mobilizadas para o enfrentamento, observa William.

Próximos passos

A partir desta terça-feira, 24, as/os representantes da FENASPS iniciarão o processo de construção com o INSS do plano de reposição dos dias de greve, com prazo para conclusão de 7 dias.

A tarefa de todas/os servidoras/es é manter a mobilização, fazer articulações com parlamentares para que o acordo de greve seja cumprido na sua totalidade, bem como permanecer vigilantes e unidos. Apesar da força da greve não foi possível avançar em todas as pautas devido à intransigência do governo em negociar com as/os trabalhadoras/es.

Clique aqui e confira o acordo.

Com informações da Fenasps.