Results

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

01/22/2020 | Press release | Distributed by Public on 01/22/2020 08:44

Inclusão do tomate reforça grupo de hortaliças na Página do Produtor

Página do Produtor (www.embrapa.br/hortalicas/pagina-do-produtor), que já conta com a presença das hortaliças alho, batata, batata-doce, berinjela, cebola, cenoura e mandioquinha-salsa ganhou mais um reforço nesse começo de 2020. Assim como as hortaliças que chegaram antes nesse espaço, agora chegou a vez da cultura do tomate ser apresentada em gênero, número e grau a partir da diversidade de cultivares desenvolvidas pela pesquisa.

Assim, quem tiver interesse em saber como produzir hortaliças, ao entrar no link 'Como plantar', vai encontrar a descrição de cada espécie e o seu manejo apropriado. Embora essa seção seja a mais acessada, a página oferece muito mais informações, como explica o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Henrique Carvalho, idealizador e responsável pela atualização do conteúdo.

'Todo o conteúdo obtido por meio da pesquisa da Embrapa a respeito de determinada hortaliça está lá disponibilizado, desde publicações, vídeos, cultivares e até as notícias que são veiculadas', anota Carvalho, que esclarece não limitar o conteúdo tão somente às pesquisas da Embrapa Hortaliças. 'O conhecimento gerado durante esses 48 anos de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa envolvendo esse grupo de vegetais, junto com outras Unidades e instituições parceiras, faz parte do conteúdo da 'Página do Produtor'.

E se depender das entradas contabilizadas em 2019, a iniciativa tem se mostrado acertada: foram cerca de 700 mil acessos distribuídos entre as hortaliças contempladas na página, número que representa 70% de todos os acessos ao portal da Embrapa Hortaliças. 'Esse percentual também sinaliza que a forma pela qual o conteúdo é disponibilizado tem sido bem recebida por nossos usuários'.

Ferramentas de busca

De acordo com o acompanhamento realizado por Carvalho com relação a esse processo, os buscadores (como o Google) têm sido a principal forma de acesso dos interessados ao conteúdo disponibilizado na Página do Produtor. 'O que acontece, normalmente, é que a pessoa interessada em obter informações sobre cenoura, por exemplo, pesquisa no Google as palavras 'plantar cenoura' e, como a página encontra-se bem qualificada nesse dispositivo de buscas, aparece então a da Embrapa com todas as informações referentes a essa hortaliça', exemplifica.

Com o tomate já devidamente integrado ao grupo das hortaliças já veteranas no espaço, o próximo passo vai envolver materiais de pimenta, 'que está na boca do forno para sair', além de alguns sistemas de produção da Embrapa ainda não explorados na página. 'A ideia é montar mais páginas com outras espécies, como abóbora, por exemplo'.