Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

05/04/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/04/2024 18:37

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

Notícias

ASSISTÊNCIA

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na região

Em resposta à tragédia climática enfrentada pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Ministério da Saúde instalou, neste sábado (4), o Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na região. Durante a primeira reunião do COE, coordenada pela ministra da Saúde Nísia Trindade, foi analisado o cenário dos municípios após serem afetados por intensas chuvas, e foram discutidas as ações de saúde pública para o atendimento das emergências.

"O momento atual é de salvar vidas, o COE é um importante movimento para as tomadas de decisão que serão executadas na região para a recuperação do Sistema de Saúde e atendimento à população," ressaltou a ministra da Saúde Nísia Trindade.

Com o início das operações emergenciais, o objetivo é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas durante as ações e planos de assistência. O COE também se articula com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) e com outros órgãos e entidades do Poder Público para tomar medidas necessárias e rápidas para o enfrentamento da emergência, como envio de equipes e insumos, preparação de relatórios técnicos sobre as situações epidemiológicas, de assistência, além do andamento de ações administrativas necessárias.

Na última quinta-feira (2), o Ministério da Saúde confirmou a mobilização de 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC), que promoverão assistência à população gaúcha. As equipes da Força Nacional do SUS também chegaram ao estado para reforçar o atendimento em saúde. Para auxiliar no socorro às vítimas, será instalado um hospital de campanha do Ministério da Saúde em Canoas (RS), que irá iniciar o atendimento neste domingo (5).

Além disso, foram enviados 20 kits de emergência, compostos por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos cada - como luvas, seringas, ataduras e outros -, suficientes para atender, no total, 30 mil pessoas durante um mês. No entanto, devido ao fechamento do aeroporto de Porto Alegre, somente 10 kits chegaram à capital gaúcha, outros 10 kits estão sendo enviados por via terrestre.

A Pasta também autorizou, nesta sexta-feira (3), o pagamento de quase R$ 540 milhões em emendas parlamentares ao estado gaúcho. O repasse é fruto dos esforços do ministério, em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), para apoiar e prestar assistência aos municípios afetados pela tragédia climática.

Mais ações realizadas pelo Ministério da Saúde

  • Envio de 10 profissionais assistenciais especialistas em transporte aeromédico;
  • Articulação do Serviço Aeromédico da PRF com o SAMU;
  • Apoio dos Hospitais de Excelência (Moinhos de Vento, Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Beneficência Portuguesa, Hospital Alemão Oswaldo Cruz), com insumos, medicamentos e profissionais especialistas;
  • Liberação de recursos emergenciais da Atenção Primária, Especializada e Vigilância em Saúde, para o estado e todos os municípios;
  • Priorização de portarias com outras demandas do estado que estavam em análise (Teto MAC e habilitações de serviços);
  • Articulação com Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e Hospitais, visando evitar o desabastecimento e fortalecer a retaguarda para os hospitais afetados;

Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária