MRE - Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil

16/04/2024 | Press release | Distributed by Public on 16/04/2024 20:11

Abertura de mercado na Coreia do Sul para exportação de produtos à base de camarão - nota conjunta MRE/MAPA

Notícias

NOTA À IMPRENSA Nº 158

Abertura de mercado na Coreia do Sul para exportação de produtos à base de camarão - nota conjunta MRE/MAPA

O governo brasileiro acolheu com satisfação a decisão da Coreia do Sul de autorizar as exportações brasileiras de dez produtos à base de camarão para aquele mercado, sem a necessidade de emissão de Certificado Sanitário Internacional (CSI).

Os estabelecimentos brasileiros interessados em exportar os produtos devem ser previamente registrados no Ministério da Segurança dos Alimentos e Medicamentos da Coreia do Sul. O registro pode ser realizado tanto pelo importador sul-coreano quanto pelo exportador brasileiro.

Trata-se do segundo mercado aberto pela Coreia do Sul em menos de um mês. No início de abril, o país autorizou a exportação pelo Brasil de subprodutos de origem animal (farinhas e gorduras de aves) destinados à alimentação animal.

Em 2023, a Coreia do Sul foi o oitavo maior destino dos produtos agrícolas brasileiros, com exportações que somaram US$ 3,37 bilhões. Nos primeiros três meses deste ano, as vendas brasileiras desses produtos para o mercado sul-coreano alcançaram US$ 646 milhões.

A nova abertura comercial é resultado dos esforços conjuntos do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Categoria
Comunicações e Transparência Pública