COELBA - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia

07/06/2022 | Press release | Distributed by Public on 07/07/2022 10:23

Neoenergia Coelba realizou, apenas em 2022, mais de 260 mil podas de vegetação na Bahia

Neoenergia Coelba realizou, apenas em 2022, mais de 260 mil podas de vegetação na Bahia

06/07/2022
Conteúdo da Página

Em períodos chuvosos, a ação é importante para evitar interrupções de energia causadas pela queda de vegetação sobre a rede



O controle da vegetação é umas das principais ações preventivas para minimizar as interrupções no fornecimento de energia, sobretudo nos dias de chuvas de maior intensidade. Sabendo disto, a Neoenergia Coelba executou mais de 260 mil podas de árvores em todo o Estado em 2022. Os técnicos da distribuidora realizaram, ainda, a limpeza de quase 4 milhões m² de faixa - que são as vegetações que crescem embaixo das redes de distribuição e transmissão.

As ações fazem parte do plano de manutenção preventiva de 2022, no qual a Neoenergia Coelba vem intensificando os serviços de poda, sobretudo nesse período de chuva que estamos enfrentando em grande parte da Bahia. Esta mobilização operacional diminui as possibilidades de interrupções de energia, já que um dos maiores causadores de ocorrências em períodos chuvosos são os galhos em contato com a rede de distribuição de energia elétrica.

As ações têm a finalidade de assegurar a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia e são realizadas por equipes especializadas que trabalham com a rede energizada, o que evita o desligamento da energia para clientes comerciais e residenciais. Os cortes dos galhos também são realizados por equipes especialmente capacitadas, supervisionadas por engenheiro florestal e/ou agrônomo.


A realização inadequada de podas em árvores próximas à rede elétrica pode oferecer risco à vida. Caso a pessoa identifique riscos de choque elétrico, é importante entrar em contato com a Neoenergia Coelba, através do 116, e solicitar a execução dessa atividade.

A poda é uma atividade necessária e importante, porque evita:
- Curto-circuito em redes aéreas;
- Interrupção no fornecimento de energia;
- Queima de eletrodomésticos;
- Riscos para os pedestres;
- Perda de eficiência da iluminação pública;
- Rompimento de cabos condutores da rede elétrica;

A distribuidora reforça que a responsável pela poda de árvores urbanas é das prefeituras, cabendo-lhe legislar sobre arborização urbana. Esses serviços também podem ser realizados por profissionais devidamente capacitados, que dominem técnicas apropriadas para realizar tais intervenções, normalmente autorizado pela administração municipal. Apenas as podas próximas à rede elétrica que são realizadas por técnicos da Neoenergia Coelba.

Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
<_ie3a_menuitem id="MSOMenu_Help" iconsrc="/_layouts/images/HelpIcon.gif" onmenuclick="MSOWebPartPage_SetNewWindowLocation(MenuWebPart.getAttribute('helpLink'), MenuWebPart.getAttribute('helpMode'))" text="Ajuda" type="option" style="display:none">
Voltar