Results

Ministry of Environment of the Federative Republic of Brazil

06/25/2019 | Press release | Distributed by Public on 06/25/2019 16:39

Websérie “Vozes Locais” retrata a atuação de municípios para a conservação da natureza

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança hoje a websérie 'Vozes Locais' em seu canal do YouTube. O objetivo é tornar visíveis as ações dos municípios para a conservação da natureza e o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Os governos municipais são atores estratégicos para a conservação da natureza. As unidades de conservação geridas por eles conectam habitats naturais, protegendo-os de forma sustentável, e oferecem benefícios para os habitantes das cidades.

Essas incentivam o ecoturismo, geram emprego e renda; possibilitam a oferta de água potável; garantem o bem-estar das pessoas; fazem a manutenção da qualidade do ar e do solo; e evitam ou diminuem o risco de enchentes e desabamentos.

O primeiro episódio da websérie 'Vozes Locais' apresenta as ações de Conceição do Mato Dentro (MG) para a gestão de unidades de Conservação Municipais (UCMs).

O município está localizado na Reserva da Biosfera (RB) da Serra do Espinhaço, uma das sete existentes no país. Possui rica diversidade biológica e associa áreas de alto grau de endemismo, campos rupestres e abundante recurso hídrico, além de importância histórica, econômica e cultural.

O desenvolvimento municipal relaciona-se à atividade histórica de exploração dos recursos minerais da Serra do Espinhaço. Para promover o bem-estar da população local, conservar a natureza e garantir a oferta de serviços ecossistêmicos, a prefeitura da cidade estimulou a criação e a consolidação de unidades de conservação (UCs).

São um total de quatro UCs atualmente no município, sendo três na esfera municipal e uma na estadual - todas incluídas no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC).

As UCMs em Conceição do Mato Dentro (MG) minimizam a perda de espécies endêmicas, realizam programas educacionais e de desenvolvimento socioambiental e cultural e fornecem múltiplos serviços ecossistêmicos para a sociedade, como o abastecimento de água.

Outro fator preponderante é que geram renda local em função do desenvolvimento do ecoturismo, garantindo a sustentabilidade financeira das ações de proteção aos habitats naturais, e ainda contribuem para a governança e conectividade das áreas protegidas na RB.

ÁREAS PROTEGIDAS LOCAIS

A websérie é produzida no âmbito do projeto regional Áreas Protegidas Locais, que tem como objetivo que os governos municipais no Brasil, Colômbia, Equador e Peru disponham de melhores condições para conservar a biodiversidade pela gestão efetiva e equitativa de áreas protegidas e outras medidas de conservação.

Áreas Protegidas Locais é implementado no Brasil pelo MMA e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). O Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha apoia o projeto regional por meio da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).

Siga a websérie 'Vozes Locais' no canal do YouTube do MMA.