Slow Food International

07/24/2018 | Press release | Distributed by Public on 07/24/2018 02:10

A Prosperidade da Biodiversidade Alimentar da África Ocidental será destaque no Terra Madre Salone del Gusto

O continente africano estará muito bem representado durante a 12ª edição do evento internacional mais importante do mundo, dedicado à cultura alimentar e algumas histórias extraordinárias serão partilhadas com o público. Organizado pelo Slow Food em colaboração com a Região do Piemonte e a cidade de Turim, o Terra Madre Salone del Gusto ocorrerá de 20 a 24 de setembro de 2018, em Turim, Itália. Mais de 5.000 delegados de 140 países, mais de 800 expositores, 300 Fortalezas Slow Food Presidia, 500 comunidades dos alimentos do Terra Madre participam do evento.

O International Market, que ocorre no Lingotto Fiere e Oval, acolherá uma área especialmente dedicada às comunidades dos alimentos Terra Madre food communities e produtos de Presidia(Fortalezas) provenientes de todos os cantos da África.

Burkina Faso, que é o lar de mais de 60 grupos étnicos, e possui uma rede muito ativa de Slow Food, realizou o primeiro Terra Madre da África Ocidental em fevereiro de 2017 e enviará um grupo de 25 delegados para Turim em setembro. Entre eles estará Jean Marie Koalga, membro do Conselho Internacional. Ao falar sobre o Terra Madre Salone del Gusto, ele diz: « Estou extremamente orgulhoso de fazer parte dessa rede internacional que é o Slow Food e de representar uma delegação que participa do Terra Madre Salone del Gusto 2018. O Alimento para a mudança é o tema desta 12ª edição e tenho certeza de que, através do intercâmbio e diálogo com pessoas que diferem em cultura, idioma e costumes, cada um de nós voltará para casa mais rico e com entusiasmo renovado para prosseguir nossas atividades e lutar por um futuro melhor para o nosso planeta. »

Ambas as Fortalezas de Slow Food do Burkina Faso - Comoé Red Rice (Arroz vermelho de Comoé) e Arbollé Yam, um tubérculo popular nessa região - estarão representadas no International Market. O arroz vermelho também será protagonista do Taste WorkshopRed Rice: From Burkina Faso to Piedmont(Arroz vermelho: Do Burkina Faso ao Piemonte) (21 de setembro às 17h30 - Torino Lingotto Fiere), durante o qual duas variedades de arroz oriundas de diferentes lugares do planeta serão comparadas.

Cabo Verde será representado pelo Planalto Norte Raw Milk Goat Cheeses Presidium (Fortaleza de Queijos caprinos de leite cru do Planalto Norte). Durante o Terra Madre Salone del Gusto, Maduíno Morais Lima e Marciano António Guilherme, representantes de um pequeno grupo de pastores de cabras que vivem no planalto montanhoso, seco e quase desabitado do Planalto Norte, falarão sobre a forte relação entre seres humanos e animais. Destacando um exemplo impressionante de como as pessoas se adaptaram às difíceis condições ambientais através da produção de diferentes tipos de queijo de leite cru. O tema do pastoreio será tratado no Terra Madre FórumResistant Sheperds(Pastores Resistentes) que ocorre no dia 22 de setembro às 11:00 no Torino Lingotto Fiere.

Estamos entusiasmados em apresentar, vindo do Senegal, o famoso chef, premiado autor e ativista Pierre Thiam. Ele foi recentemente descrito como 'o rei da nova cozinha africana' devido às suas interpretações contemporâneas de sabores étnicos. Haverá duas ocasiões para encontrá-lo durante o Terra Madre Salone del Gusto:

  • 22 de setembro às 17h30 no Torino Lingotto Fiere durante o Taste Workshop Senegal: Pierre Thiam and Resource Trees'(Senegal: Pierre Thiam e as Árvores de Recursos) durante o qual ele irá explorar ingredientes obtidos de duas 'árvores de recursos', pelas quais ele tem muito carinho, a moringa e o baobá.
  • 23 de setembro às 17h30 no Torino Lingotto Fiere durante o Taste Workshop Senegal: Pierre Thiam and the Forgotten Cereals(Senegal: Pierre Thiam e os Cereais Esquecidos) ele irá explorar uma das questões que mais o apaixonam, a recuperação dos cereais esquecidos do Sahel, como o fonio e o painço.

A artista visual nascida nos Estados Unidos Muhsana Ali também participará do Terra Madre Salone del Gusto. A artista, que agora reside no Senegal, onde luta pela pesca sustentável, iniciou um projeto na cidade de M'bour, juntamente com o marido, que visa aumentar a consciencialização sobre os recursos marinhos. Utilizando materiais residuais do mar, ela produz murais de mosaico, esculturas ao ar livre e outras obras de arte. Para descobrir mais sobre esse tema participem do Fórum Terra Madre The Art, Music, Cuisine and Poetry allied with the Sea(A Arte, a Música e a Poesia aliadas do mar)(20 de setembro às 16:00 horas - Torino Lingotto Fiere) na área temáticaSlow Fish.

A FortalezaWild Palm Oil(Óleo de Palma silvestre) da Guinea-Bissau estará no International Market, e o produtor Leandro Pinto Júnior participará do evento Terra Madre FórumNuts and Oil Seeds(Nozes e sementes oleaginosas)(20 de setembro às 14:00 - Torino Lingotto Fiere).

Vindo do Mali, teremos o prazer de receber o chef Ibrahim Tounkara do restaurante 'Le Bafing' em Bamako. Apesar da difícil situação vivida atualmente pelo Mali, o chef Tounkara reúne pessoas apresentando pratos preparados com produtos da Fortaleza e ajuda a disseminar a filosofia Slow Food.

Outra história inspiradora vem do Togo, onde, em 2013, seis jovens togoleses criaram a cooperativa Choco Togo para produzir o primeiro chocolate 100% togolês. Após formação realizada na cidade siciliana de Modica, mundialmente conhecida por seu chocolate, eles continuaram seu trabalho em seu país de origem, dando um novo impulso ao setor local do cacau. Agora, eles trabalham diretamente com produtores de cacau orgânico e de comércio justo em Kpalimé e vendem seu chocolate no mercado local. Com o objetivo de agregar valor à biodiversidade local, os produtores estão dando nova vida às variedades locais de cacau. Uma 'trilha do cacau' foi criada para incentivar o turismo de comércio justo. Gambah Kpante é a líder e ela e sua equipe estarão em Turim e o público poderá degustar um pouco do chocolate produzido.

A delegação ganesa será composta por 11 pessoas representantes de vários convívios e hortas do Slow Food, parte do projeto 10.000 Hortas em África, ativistas da Slow Youth Youth Network (SFYN) e a funcionária da ONU que se tornou chef Selassie Atadika que, juntamente com dois outros chefs, vai preparar alguns pratos típicos de seu país nas cozinhas Terra Madre. Agostinho Yawson, engenheiro agrónomo e educador do projeto 10.000 Hortas, participará do Fórum Terra Madre The Art and Practice of Saving Seeds(A arte e a prática de salvar sementes) (21 de setembro às 16:00 - Torino Lingotto Fiere). Gibson Mlorfe, uma jovem da rede SFYN em Gana será uma das oradoras envolvidas no Workshop How To: Food Film Festival(Como se faz: Festival de Filmes sobre Alimentos)(23 de setembro às 12:00 - Torino Lingotto Fiere), partilhando sua experiência e organizando eventos que envolvem a comunidade através de alimentos e filmes.

Benin tem trabalhado muito para conservar a biodiversidade e as espécies ameaçadas. Um grupo de cerca de dez delegados estará em Turim e falará no Fórum Terra Madre Seed Biodiversity As A Response To Climate Change(Biodiversidade de sementes como Resposta às Mudanças Climáticas) (23 de setembro às 11:00 - Torino Lingotto Fiere).

Pela primeira vez, um grupo de cerca de 15 delegados da Costa do Marfim virá ao Terra Madre Salone del Gusto e estará presente no International Market, sediado no Lingotto Fiere e Oval, com um estande dedicado expondo os próprios produtos. Também estarão ai os membros da comunidade Alépé Cacao and Chocolate Producers(Cacau de Alépé e Produtores de Chocolate)

Um pequeno grupo de pessoas virá da Nigéria, incluindo jovens ativistas da Rede Slow Youth Youth (SFYN) e o coordenador Slow Food da Nigéria, Benjamin Olatilo. A Fortaleza Kenema Kola Nut(Noz de Kola de Kenema) irá representar a Serra Leoa no International Market.

Oficinas de degustação e escolas de culinária são eventos pagos e os ingressos podem ser adquiridos on-line; os fóruns temáticos do Terra Madre são apresentados pelos delegados da rede e estão abertos ao público desde que haja disponibilidade de vagas. Clique aqui para a lista constantemente atualizada de eventos disponíveis

Jean Marie Koalga - Conselheiro Internacional para a África Ocidental

[email protected]

Assessoria de Imprensa do Terra Madre Salone del Gusto 2018

Slow Food, +39 329 83 212 85 [email protected] - Twitter: @SlowFoodPress

Região Piemonte +39 011 432 2549 - [email protected]

Cidade de Turim +39 011 011 21976 - +39 342 1100131 - [email protected]

Para solicitar credenciamento de imprensa, por favor clique aqui.

Terra Madre Salone del Gusto é um evento organizado pela cidade de Turim, Slow Food e a região do Piemonte em colaboração com o MIPAAF (Ministério de Políticas Agrícolas, Alimentícias e Florestais de Itália). Tornou-se possível graças aos seus muitos patrocinadores, incluindo os Parceiros Oficiais, GLEvents-Lingotto Fiere, IREN, Lavazza, Lurisia, Parmigiano Reggiano, Pastificio Di Martino e Quality Beer Academy; com o apoio da Compagnia di San Paolo, da Fundação CRT-Cassa de Risparmio di Torino, da Associação das Fundações de Origem Bancária do Piemonte e da Coldiretti; e com a contribuição do FIDA, da União Européia e da CIA (Confederação Italiana Agricultores).

Slow Food é uma organização global de base que prevê um mundo no qual todos possam ter acesso e desfrutar de alimentos que sejam bons para si próprios, bons para aqueles que cultivam e bons para o planeta. O Slow Food envolve mais de um milhão de ativistas, chefs, especialistas, jovens, agricultores, pescadores e acadêmicos em mais de 160 países.

  • Did you learn something new from this page?
  • yes no