Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo

01/18/2022 | Press release | Distributed by Public on 01/18/2022 14:06

Profissionais de Enfermagem devem denunciar casos de violência no ambiente de trabalho

Nessa segunda-feira (17), uma paciente de 49 anos foi detida e autuada em flagrante por dano ao patrimônio público, em Vila Velha, após destruir uma sala de atendimento, no Pronto Atendimento da Glória. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, uma servidora ficou ferida.

No vídeo compartilhado pelas redes sociais, a mulher aparece aos gritos dizendo que as equipes responsáveis pelo serviço "não fazem nada". Na sequência, é possível observar que ela arremessa cadeiras contra outros móveis que ela já havia destruído.

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) destaca que está à disposição de toda a equipe de Enfermagem e ressalta ainda o desgaste e exaustão por parte dos profissionais. A categoria luta há dois anos contra a pandemia da covid-19 e atualmente, também enfrenta o surto de Influenza. Mesmo assim, profissionais de Enfermagem ainda sofrem com situações de desrespeito e insegurança no ambiente de trabalho.

Nos serviços de saúde do Estado, o Coren-ES já identificou relatos de desvio de função, déficit de dimensionamento da equipe de Enfermagem e trabalho excessivo, acrescidos de ameaças, violência psicológica e emocional, além da pressão por parte da gestão e da população na agilidade de atendimento num ritmo de estresse contínuo, como o caso recente registrado no Pronto Atendimento da Glória.

Diante de toda a situação, o Coren-ES solicita providências à Prefeitura de Vila Velha, ao Governo do Estado e aos empresários de saúde, para que seja garantido o exercício profissional de Enfermagem seguro dentro dos ambientes públicos e privados de saúde, conforme os artigos nº 9, 13 22 e 28, da Resolução nº 564/2017 do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que dispõe sobre o Código de Ética da Enfermagem.

Denúncias

Qualquer tipo de violência contra profissionais de Enfermagem podem ser enviadas ao Coren-ES. O Conselho possui o canal de Ouvidoria, disponível de forma online, pelo site www.coren-es.org.br.

É muito importante que as denúncias sejam enviadas detalhadamente, com nome dos envolvidos, local e data, além de documentos que apontem indícios e/ou prova dos fatos ocorridos. Se possível, indique testemunhas também.

A presidente do Coren-ES, Andressa Barcellos, destaca que denunciar ao Conselho é fundamental para que sejam tomadas as medidas necessárias.

"O Coren-ES é um órgão que fiscaliza, disciplina e orienta o exercício profissional da Enfermagem no estado. Somos respaldados pela Lei nº 5.905/73, e estamos sempre abertos para receber e apurar as denúncias relacionadas à categoria. O profissional vítima de qualquer tipo de violência deve procurar a polícia e registrar um Boletim de Ocorrência contra o agressor. Além disso, também pode informar o caso à Comissão de Ética de Enfermagem da instituição em que trabalha", disse.