Ministry of Defence of República Federativa do Brasil

06/29/2022 | Press release | Distributed by Public on 06/29/2022 09:16

Eleições: Ministério da Defesa altera comunicação institucional no período eleitoral

Brasília (DF), 29/06/2022 - O Ministério da Defesa (MD) vai modificar a linha editorial de toda a sua comunicação institucional durante o período conhecido como defeso eleitoral, que se estende do próximo dia 2 de julho até 30 de outubro - em caso de confirmação do 2º turno. A medida segue orientação da Secretaria Especial de Comunicação Social, do Ministério das Comunicações, e baseia-se na Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, conhecida como Lei das Eleições.

A legislação eleitoral, que entra em vigor no período, proíbe a divulgação, passada ou futura, de qualquer conteúdo - notas, artigos, entrevistas e reportagens - caracterizado como institucional, que possa promover a imagem do Ministério, do Governo Federal ou do próprio ministro e de seus antecessores.

Assim, no caso do site do MD e para atender ao que estabelece tal legislação, a atual página de notícias será suspensa e substituída por uma nova área de publicação das matérias jornalísticas, até o encerramento do processo eleitoral. Os novos textos terão linguagem neutra com foco específico para a utilidade pública.

Em relação às redes sociais, os perfis oficiais de mídias sociais do MD serão, igualmente, suspensos até o término da campanha eleitoral. Outros serão criados, especialmente, para o período.

Clique aqui e acesse a página desenvolvida pela Pasta para anunciar, com detalhes, as mudanças no site oficial e nas redes sociais do órgão, assim como o teor das legislações que norteiam essas mudanças.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071