ECLAC - Economic Commission for Latin America and the Caribbean

08/04/2020 | News release | Distributed by Public on 08/04/2020 22:11

CEPAL analisa os efeitos do coronavírus no comércio internacional e na logística da América Latina e do Caribe

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentará na quinta-feira, 6 de agosto seu Relatório especial COVID-19 N 6 sobre o seguimento dos efeitos econômicos e sociais do coronavírus na região, em que divulgará suas estimativas do impacto da pandemia nas exportações, importações, transporte e logística nos países da região.

O novo documento, intitulado: Os efeitos da COVID-19 no comércio internacional e na logística, incluirá também, previsões sobre os setores exportadores mais afetados, o nível do comércio intrarregional, a atividade portuária, o tráfego aéreo e o transporte terrestre, assim como recomendações para aprofundar a integração regional, de acordo com as análises e estimativas apresentadas nos cinco relatórios especiais COVID-19 anteriores, da Comissão Regional das Nações Unidas, divulgados de abril até a presente data.

A apresentação do relatório será realizada por meio de uma coletiva de imprensa virtual liderada por Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL, de Santiago, Chile, às 12h (Horário de Brasília).

Será transmitida ao vivo via Webex no seguinte link:

https://eclac.webex.com/eclac/onstage/g.php?MTID=ea6dc87b258f5ce1ff3e53ace0bcf0087

Os jornalistas interessados em participar deverão registrar-se com antecedência. Receberão um e-mail automático com as instruções para conectar-se.

Será transmitida também, online, pelo site da CEPAL e pelas redes sociais, como Twitter (@cepal_onu) e Facebook (https://www.facebook.com/cepal.onu). Os jornalitas poderão enviar suas perguntas com antecedência para o e-mail: [email protected], que serão respondidas ao vivo, pela Secretária-Executiva da CEPAL, ao final da apresentação do documento. As perguntas serão recebidas até às 12h:30 (Horário de Brasília).

Segundo o relatório, a rápida disseminação da COVID-19 e as medidas tomadas pelos governos tiveram graves consequências nas principais economias mundiais, o que provocou uma queda significativa no comércio global. No atual contexto de crise econômica e comercial, a América Latina e o Caribe é a região em desenvolvimento mais afetada. Os números que mostram a magnitude desses impactos nas exportações, importações e logística da região serão divulgados pela Secretária-Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, durante o lançamento.

Os meios de comunicação estão convidados a participar da coletiva de imprensa virtual. Os jornalistas devem conectar-se a partir das 12h (Horário de Brasília) pelo sistema Webex (é necessário registro prévio). Os jornalistas credenciados poderão enviar suas perguntas por escrito durante o evento, pelo chat, via plataforma Webex. Podem ser enviadas também, para o e-mail: [email protected]. As perguntas serão recebidas até às 12h30 (Horário de Brasília) de quinta-feira, 6 de agosto.

A apresentação será transmitida também, pelo site da CEPAL e por: https://live.cepal.org/.

A versão eletrônica completa do novo documento da CEPAL, juntamente com um comunicado de imprensa e a apresentação da Secretária-Executiva, Alicia Bárcena, estarão disponíveis no site da CEPAL e na página do Observatório COVID-19 da América Latina e do Caribena quinta-feira, 6 de agosto, ao final da coletiva de imprensa.

O quê: Lançamento do Relatório especial COVID-19 N⁰ 6 da CEPAL: Os efeitos da COVID-19 no comércio internacional e na logística.

Quem: Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL.

Quando: Quinta-feira, 6 de agosto de 2020, 12h (Horário de Brasília).

Onde: Conexão virtual pela plataforma Webex (é necessário registro prévio).

https://eclac.webex.com/eclac/onstage/g.php?MTID=ea6dc87b258f5ce1ff3e53ace0bcf0087

Event number: 160 901 6335

Event password: CepalN6

Pelo site da CEPAL e por: https://live.cepal.org/.

Para consultas e marcação de entrevistas, entrar em contato com a Unidade de Informação Pública da CEPAL.

E-mail: [email protected]; telefone: (56) 22210 2040.

No Brasil, entrar em contato com Pulcheria Graziani - E-mail: [email protected] - telefone: 61-99976-8030.