Prefeitura de Porto Alegre

05/05/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/05/2024 10:54

Previsão de pautas: segunda-feira, 6 de maio

Previsão de pautas: segunda-feira, 6 de maio

05/05/2024 13:45

DOAÇÕES 1 - As doações aos atingidos pela enchente podem ser entregues 24 horas, exclusivamente, no Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), localizado na rua Coronel Corte Real, 975. A necessidade é de água, colchões e produtos de higiene pessoal. A restrição ao recebimento se deve ao grande volume de donativos que chegam aos pontos de arrecadação. A Defesa Civil Municipal está triando as doações e encaminhando aos abrigos e desabrigados conforme a necessidade. Essa medida pode ser revista.

DOAÇÕES2 - A prefeitura publicou decreto instituindo a chave Pix 92963560000160 para viabilizar doações exclusivamente a vítimas da enchente histórica que assola a cidade nos últimos dias. O objetivo é arrecadar fundos para amenizar os danos e o sofrimento dos moradores da Capital do RS relacionados ao estado de calamidade pública. Para contribuir, basta colar o número de CNPJ 92963560000160, da própria Prefeitura de Porto Alegre, e escolher um valor a ser doado. Qualquer quantia é aceita, independentemente do valor.

DOAÇÕES3 - A prefeitura instituiu uma nova forma de doação para as famílias impactadas pelas chuvas e enchentes. Além da chave Pix 92963560000160, criada no sábado, uma conta corrente - capaz de receber recursos de fora do país - foi disponibilizada. Qualquer quantia é aceita, independentemente do valor. Os fundos serão integralmente destinados aos moradores impactados pelo evento climático, que motivou o decreto de estado de calamidade pública em Porto Alegre.
Conta corrente (para doações internacionais)
Iban: BR48 0036 0305 0282 2000 0713 361C 1
Nome/Razão Social: MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE
CPF/CNPJ: 92.963.560/0001-60
Conta: 2822 0006 000000071336-1
Código Swift: CEFXBRSP

WHATSAPP156 - A Prefeitura de Porto Alegre implantou um serviço para agilizar a comunicação com as vítimas da enchente que atinge a cidade. O WhatsApp do 156 tem um atendimento específico para emergências de risco de morte na opção número 1 do menu principal. Quando este número for acionado, o morador terá contato direto com um atendente humano, que irá colher informações e fará o encaminhamento direto para a Defesa Civil Municipal. O objetivo é facilitar a comunicação para agilizar eventuais resgates. Neste momento de crise climática, a prefeitura recomenda que o WhatsApp do 156 seja utilizado para as emergências relacionadas com a enchente.

FEIRAS - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) está monitorando os bairros em que são realizadas as feiras Modelo e Mercadão do Produtor nesta semana. No momento em que não houver condições de permanência ou de trafegabilidade em razão da elevação do Guaíba, as atividades serão suspensas imediatamente. Poderá haver desabastecimento em alguns segmentos da feira. Muitos produtores residem fora de Porto Alegre e, por isso, estão com dificuldades de acessar a Capital.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - As inscrições para o Acampamento Farroupilha 2024, que seriam recebidas no período de 6 a 10 de maio, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, serão remarcadas para um nova data a confirmar. O motivo do adiamento é o estado de calamidade pública em Porto Alegre por causa das chuvas e da cheia do Guaíba. O Acampamento Farroupilha 2024 será realizado no Parque Maurício Sirotski Sobrinho de 7 a 22 de setembro. A montagem começa em 3 de agosto.

PLACAS - As equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recolheram placas de veículos perdidas durante a chuva que atinge Porto Alegre e, para auxiliar a população, guardaram as peças na sede da empresa, onde estão à disposição dos seus proprietários. Os interessados que perderam as suas placas podem consultar pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1), ou fone 118 a partir das 14h para saber se a sua identificação foi encontrada e retirar na rua João Neves da Fontoura, 7, Azenha, das 9h às 16h.

MEDICAMENTOS - A 1ª Semana do Uso Racional de Medicamentos, que começaria nesta segunda-feira, 6, com programação até quinta-feira, 9, foi adiada em razão do estado de calamidade pública decretado em Porto Alegre. O encontro, que estava agendado para o auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será transferido para uma nova data a confirmar. A programação inclui a mesa redonda "O custo do uso irracional de medicamentos para o Brasil: da ciência às pessoas".

AÇÃO CLIMÁTICA - Está no ar até 22 de maio a Pesquisa de Opinião do Plano de Ação Climática (Plac) de Porto Alegre. Com o objetivo de colher sugestões dos cidadãos para estruturar novas medidas atenuantes aos efeitos das mudanças climáticas na cidade, a pesquisa dá continuidade ao processo de participação popular na elaboração do Plac. Para acessar, basta clicar no link e preencher o formulário. As contribuições obtidas serão expostas na reunião pública de apresentação do relatório preliminar do Plac, marcada para o dia 28 de maio. É possível inscrever-se para participar da reunião neste link.

CONTA DE ÁGUA - A prefeitura disponibilizou mais dois novos serviços no WhatsApp do 156. O cidadão agora pode realizar o autoatendimento pela plataforma e solicitar revisão e parcelamento das contas de água. Para utilizar o serviço basta salvar o número (51) 3433-0156 na agenda do celular e dar um "oi" no WhatsApp. Depois o usuário clica na opção "Água e Esgoto (Dmae)" e na sequência nos ícones Revisão ou Parcelamento.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Estão abertas as inscrições para 328 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional na área de construção civil. A iniciativa ocorre por meio de um convênio estabelecido entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Governo do Estado, dentro do projeto Qualificação RS. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e as solicitações de inscrições podem ser feitas no link. O prazo final é 15 de maio, às 18h.

REMOÇÃO DE FIOS - As empresas interessadas em participar do credenciamento para o serviço de remoção de fios na Capital tem até as 18h do dia 16 de maio para encaminhar os documentos de habilitação e qualificação ao e-mail [email protected]. Os documentos serão avaliados por uma comissão técnica julgadora. Após a publicação do resultado, será aberto prazo de dois dias para impugnação. A prefeitura publicou em 16 de abril, no Diário Oficial do Município de Porto Alegre (Dopa), edital de chamamento público para credenciamento de empresas interessadas na prestação de serviços de remoção e o correto descarte e destinação de fios de telecomunicações em desuso nos postes da rede de distribuição de energia de Porto Alegre.

GRIPE - A dose da vacina contra a influenza está disponível nas unidades de saúde da Capital, também, para membros de forças de salvamento e da segurança, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Os grupos prioritários já estão todos contemplados na campanha, que tem prosseguimento até 31 de maio. A vacina já está disponível para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Andrea Brasil