Ministry of Foreign Affairs of the Federative Republic of Brazil

04/16/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/16/2024 12:46

Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia

Notícias

NOTA À IMPRENSA Nº 157

Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia

A convite do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará visita oficial ao país em 17 de abril.

Durante a visita, os presidentes Lula e Petro manterão encontro de trabalho com atenção especial nas iniciativas para promover comércio e investimentos, o bem-estar das populações brasileira e colombiana e o desenvolvimento sustentável, em especial por meio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Como resultado espera-se forte impulso à integração bilateral e regional. O encontro presidencial permitirá, ainda, aprofundar o diálogo sobre temas sociais, a exemplo da igualdade racial, dos direitos humanos, da agricultura familiar e da política externa feminista.

Por ocasião da visita, o presidente Lula participará da abertura da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), em que o Brasil é o país convidado de honra e cujo tema será "Ler a Natureza". A Feira, que será realizada entre os dias 17 de abril e 2 de maio, incluirá relevante programação cultural, com eventos de promoção da literatura, do cinema, da fotografia e da música do Brasil, os quais contarão com a presença de dezenas de escritores e artistas brasileiros. Maior evento cultural da Colômbia, a FILBo deverá receber público estimado em mais de 600 mil pessoas e constituirá oportunidade de divulgação da cultura brasileira no exterior, bem como de intercâmbio entre artistas e intelectuais brasileiros e latino-americanos.

Também em Bogotá, o presidente Lula participará de Fórum Empresarial promovido pela ApexBrasil e pela agência de promoção comercial colombiana ProColombia, cuja programação incluirá painéis sobre temas como tecnologia, reindustrialização e integração produtiva, segurança alimentar e infraestrutura.

Brasil e Colômbia mantêm intercâmbio comercial significativo, sendo o Brasil o terceiro maior parceiro do país vizinho. As exportações brasileiras para a Colômbia apresentam tendência de crescimento desde 2003. Em 2023, ano em que o comércio bilateral totalizou US$ 6,1 bilhões, as exportações brasileiras alcançaram USD 3,8 bilhões, e as importações da Colômbia, US$ 2,3 bilhões. Mais de 70 empresas brasileiras estão instaladas na Colômbia.

Categoria
Comunicações e Transparência Pública