IDB - Inter-American Development Bank

07/07/2022 | Press release | Distributed by Public on 07/07/2022 08:36

Convocatória do BID Lab para reduzir discriminação de gênero com inteligência artificial

O laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID Lab, no âmbito da iniciativa fAIr LAC, lançou a convocatória de inovação aberta "Gênero e inteligência artificial" para identificar, conduzir aplicações piloto e acelerar soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial (IA) que contribuam para reduzir vieses e discriminação por motivos de sexo e gênero.

Esta convocatória pretende incentivar a incorporação plena da mulher na economia e na sociedade, especialmente para aquelas que se encontram em situação de pobreza ou vulnerabilidade. Pretende também estimular o ecossistema de inovação e empreendimento da América Latina e do Caribe e promover o uso da ferramenta de autoavaliação ética 3S desenhada pela fAIr LAC para gerar maior consciência, conhecimento e habilidades em relação a uma IA confiável, livre de vieses e socialmente responsável.

A convocatória é dirigida a startups com modelos prontos para ser implementados, pequenas e médias empresas, organizações da sociedade civil, empresas sociais, corporações, centros de pesquisa e instituições acadêmicas e entidades com especialização e conhecimento em inteligência artificial, entre outros atores. As soluções propostas deverão ser novas, de natureza inovadora e precisam estar baseadas no desenvolvimento de IA como meio para reduzir lacunas, vieses e discriminação por motivo de sexo e gênero. Deverão também promover a inclusão social e econômica das populações pobres e vulneráveis da América Latina e do Caribe e estar centradas em algum dos seguintes temas:

  • Saúde e bem-estar social: as propostas devem melhorar o acesso das mulheres à saúde ou promover o desenvolvimento de novas aplicações contra violência de gênero, discursos de ódio, vieses algorítmicos de gênero na detecção de enfermidades, depressão ou saúde mental.
  • Educação, talento e emprego: as propostas devem estimular a participação das mulheres nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas, na sigla em inglês), promover o emprego e o talento femininos ou definir modelos de seleção de pessoal sem vieses.
  • Inclusão financeira: as propostas devem fazer uso da IA para detectar barreiras para a participação das mulheres no âmbito financeiro ou promover serviços que contribuam para a redução da lacuna de gênero no âmbito econômico.
  • Outros temas: poderão ser apresentadas propostas nas áreas de agricultura e recursos naturais, serviços essenciais de infraestrutura ou mudança climática, todas elas áreas de ação priorizadas pelo BID Lab.

A Convocatória estabelece duas categorias de participação, dependendo de onde esteja localizado o registro jurídico da iniciativa participante, permitindo obter apoio financeiro ou menção honrosa e a possibilidade de ser incluído na rede de inovadores globais do BID Lab para desenvolver oportunidades de intercâmbio de conhecimentos e difundir a solução inovadora.

Esta convocatória tem a colaboração de Accenture, Amazon Web Services, Globant, Microsoft, NTT DATA FOUNDATION, Oracle, Red Hat e SONDA e estará aberta até 31 de agosto. A propostas selecionadas serão anunciadas durante o mês de novembro.

Para mais informações, clique neste link: https://convocatorias.iadb.org/pt/bid-lab/genero-e-inteligencia-artificial.

Sobre o BID Lab
O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento focada em melhorar vidas na América Latina e no Caribe. O propósito do BID Lab é impulsionar a inovação para a inclusão na região, mobilizando financiamento, conhecimento e conexões para testar soluções do setor privado em estágios iniciais com o potencial de transformar a vida de populações vulneráveis devido a condições econômicas, sociais e ambientais. Desde 1993, o BID Lab aprovou mais de US$ 2 bilhões em projetos implantados em 26 países da América Latina e do Caribe. www.bidlab.org

Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes públicos e privados em toda a região. www.iadb.org

Sobre a fAIr LAC
A iniciativa fAIr LAC procura assegurar uma adoção responsável e ampla de inteligência artificial (IA) na América Latina e no Caribe. www.fairlac.iadb.org www.fairlac.iadb.org