Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

08/09/2018 | News release | Distributed by Public on 08/09/2018 16:24

Unidade do Novo Parque reforça ações de saúde do idoso

A partir deste mês, tem novidade no atendimento oferecido aos idosos pela unidade básica de saúde (UBS) do bairro Novo Parque, em Cachoeiro. É o projeto Idoso Saudável, que a equipe local de Estratégia Saúde da Família criou para ampliar a gama de serviços para a terceira idade e estimular a prática de exercícios físicos entre esses pacientes.

As atividades dessa nova iniciativa serão realizadas todas as sextas-feiras, a partir do próximo dia 17. Está prevista a oferta de alongamento e caminhada orientada com um educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e testes rápidos para detecção de doenças, como a sífilis.

De acordo com a enfermeira da unidade, Bethânia Garruth, o projeto vai reforçar o acompanhamento que já é garantido aos idosos, público mais propenso a doenças crônicas, como o diabetes, colesterol alto e hipertensão. Cerca de 50 pessoas idosas procuram a UBS do Novo Parque, semanalmente.

'Com esse novo projeto, o incentivo à atividade física vai se somar a um conjunto de ações que realizamos com foco no envelhecimento saudável, para que o paciente mantenha a sua capacidade funcional e o bem-estar, mesmo em idade avançada', explica.