ECLAC - Economic Commission for Latin America and the Caribbean

09/27/2021 | News release | Distributed by Public on 09/27/2021 08:14

Ministras e altas autoridades dos mecanismos para o avanço das mulheres debaterão sobre a importância de avançar rumo a uma sociedade do cuidado na América Latina e no Caribe

Ministras da Mulher e autoridades dos mecanismos para o avanço das mulheres, representantes de organismos internacionais, acadêmicas e dirigentes sindicais, bem como membros de organizações de mulheres e feministas, participarão nos dias 29 e 30 de setembro de 2021 da 61ª Reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe que será realizada de forma virtual.

Essa reunião é organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), na qualidade de Secretaria Técnica da Conferência, em coordenação com a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres).

A reunião será inaugurada na quarta-feira, 29, às 10h do Chile, (10h de Brasília), por Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL; María-Noel Vaeza, Diretora Regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe; e Mónica Zalaquett, Ministra da Mulher e da Equidade de Gênero do Chile, na qualidade de Presidente da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe.

A 61ª Reunião da Mesa Diretiva será dedicada a avançar nos preparativos para a XV Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, que será realizada na Argentina em 2022, e incluirá um Painel de Alto Nível sobre a centralidade da sociedade do cuidado para impulsionar uma recuperação transformadora com igualdade de gênero e sustentabilidade.

Além disso, serão fornecidas informações sobre os avanços da Aliança Regional da Digitalização para as Mulheres na América Latina e no Caribe e sobre os aspectos do funcionamento do Fundo Regional de Apoio às Organizações e Movimentos de Mulheres e Feministas, entre outros assuntos.

No dia 29 de setembro, entre as 13h15 e 14h45 do Chile e de Brasília, será realizado um evento paralelo denominado "A carga de trabalho do cuidado não remunerado para as mulheres do Caribe em tempos de COVID-19".

O quê: 61ª Reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe

Quem:

  • Ministras da Mulher e autoridades dos mecanismos para o avanço das mulheres, funcionários internacionais, acadêmicos, dirigentes sindicais e outros representantes dos países da América Latina e do Caribe.

Inauguram na quarta-feira, 29 de setembro, às 10h do Chile (10h de Brasília):

  • Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL.
  • María-Noel Vaeza, Diretora Regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe.
  • Mónica Zalaquett, Ministra da Mulher e da Equidade de Gênero do Chile.

Quando: Na quarta-feira, 29 e quinta-feira, 30 de setembro de 2021.

Onde: Transmissão on-line pelos sites: www.cepal.org e https://live.cepal.org/, e pelas redes sociais como: Twitter (https://twitter.com/cepal_onu) e Facebook (https://www.facebook.com/cepal.onu).