Results

Governo do Estado do Pará

03/23/2019 | Press release | Distributed by Public on 03/23/2019 17:19

Porto de Moz ganha nova agência do Banpará

O governador Helder Barbalho e o vice-governador, Lúcio Vale, inauguraram neste sábado (23) a segunda agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) em 80 dias de governo, dessa vez no município de Porto de Moz, no oeste paraense. A entrega encerrou a primeira ação itinerante Governo Por Todo o Pará e contou também com a presença do presidente do Banpará, Braselino Assunção, do deputado federal Junior Ferrari e dos deputados estaduais Júnior Age, Gustavo Seffer, Ozório Juvenil e Heraldo Pimenta.

Para a assistente social e professora Janete Tavares, 49 anos, a agência atende a uma demanda urgente da cidade. No município existia apenas uma agência do Banco do Brasil, que fechou após um assalto. 'Para resolvermos demandas bancárias, precisávamos nos descolocar para outros municípios, como Gurupá, Almeirim e Altamira. Para chegar a Altamira, a gente precisa pegar duas horas e meia de lancha, mais 40 minutos de táxi. Multiplica isso por dois, para ir e voltar. Era muito cansativo. Agora o Banpará traz um benefício imenso para a gente. Não só para os servidores estaduais, mas também os municipais e a sociedade como um todo', afirmou.

A dona de casa Elizângela do Carmo Costa, 39 anos, tem três filhos e recebe o Bolsa Família. Ela lembrou a dificuldade mensal para poder ter acesso ao benefício. 'Eu ia para o município de Gurupá, o que leva - em média - uma hora de lancha. Agora, com a agência, vamos poder fazer tudo no Banpará, então, para mim vai ser bom, porque era muito cansativo é caro para a gente. Imagina só pegar uma hora de lancha só para poder sacar o dinheiro', disse.

O vice-governador, Lúcio Vale, reforçou a importância da parceria com o Banpará para poder fomentar políticas públicas que atendam às demandas da população. 'Encerramos em Porto de Moz um marco histórico para o Estado do Pará. Na última quarta-feira descentralizamos o governo e o transferimos para o oeste do Estado, no município de Santarém. Foram três dias intensos, nos quais cumprimos uma grande agenda positiva para a região, como a liberação de R$ 25 milhões para construção do Hospital Materno-Infantil. A agência do Banpará vem para reforçar o compromisso com a região, porque assim são mais recursos e, consequentemente, melhoria da vida da população', disse.

Economia - O governador Helder Barbalho destacou que, quando uma cidade não tem agência bancária, ela perde muito, por isso a agência do Banpará no município reforça esse novo tempo que vai chegar aos quatro cantos do Pará. 'Sem uma agência na cidade, as pessoas precisam se deslocar para o município mais próximo para receber o seu benefício e acabam, consequentemente gastando o dinheiro que receberam no comércio local. Com o Banpará de Porto de Moz, as pessoas poderão receber o seu salário e gastar o dinheiro na cidade, fortalecendo o município e a econômica local. Espero ainda voltar em breve ao município para inaugurar a Escola Dom Pedro, e liberamos ainda recursos para o asfaltamento de 16 quilômetros de vias no município com drenagem e pavimentação, que vão fazer com que Porto de Moz seja uma cidade ainda mais bonita', ressaltou.

O presidente do Banpará, Braselino Assunção, destacou que essa é a agência de número 120 e que, com ela, o banco se faz presente em 102 municípios paraenses, cobrindo mais de 80% do Estado. 'É uma satisfação entregar essa agência para as pessoas do município. Tenho plena convicção de que vamos entregar as 42 que faltam para que o Banpará se faça presente nos 144 municípios do Estado', afiançou.

A agência de Porto de Moz, que recebeu investimento de R$ 350 mil, tem o mesmo padrão das demais inaugurações, oferecendo os serviços de abertura de contas, produtos de investimento, crédito e atendimento ao público em geral. Além disso, a abertura assegura a contratação de onze novos funcionários.

Por Catarina Barbosa