OAB-ES - Ordem dos advogados do Brasil Seção do Espírito Santo

05/10/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/10/2024 12:33

Diretoras da OAB-ES compartilham suas experiências como mães e advogadas

A soma de advogadas mulheres ultrapassa 14 mil inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo. Deste número, há uma parcela significativa de mulheres que, além de mulheres advogadas, também são mães. Estas mulheres encaram o desafio da maternidade e da advocacia, com muita força e coragem, e merecem toda parabenização neste Dia das Mães.

São mulheres que dividem as tarefas como mães com as longas jornadas de trabalho, prazos a serem cumpridos, as audiências que se estendem além do expediente e, também, na luta pela defesa da democracia e da Justiça.

É essencial que as leis e as políticas corporativas reconheçam e amparem as mães advogadas. A OAB tem criado benefícios específicos para apoiar as mulheres advogadas que são mães. Entre esses benefícios estão: isenção total ou parcial da anuidade no ano do parto ou adoção, vaga especial de estacionamento para advogadas gestantes, suspensão de prazos processuais a partir do parto ou adoção.

A OAB-ES inaugurou, nos últimos anos, espaços destinados à mulheres lactantes e advogadas e advogados com filhos pequenos, sendo eles no Fórum Criminal de Vitória e na 12ª Subseção de São Mateus.

Na Diretoria da OAB-ES, a vice-presidente Anabela Galvão e a secretária-geral adjunta Silvia Lameira Hansen, mães e advogadas, trabalham todos os dias pelos direitos e defesa de mulheres de todas as idades, de jovens e crianças.

A vice-presidente Anabela Galvão, mãe de Maria Eduarda, estudante de Direito, fala sobre os desafios da maternidade como mulher advogada. "A maternidade, tal como a advocacia, exige grande dedicação e responsabilidade. Por isso, é preciso assegurar a advogada que também exerce o papel de mãe um conjunto de situações que lhe permitam exercer as tarefas profissionais sem prejuízo de sua atenção aos filhos. A sociedade precisa estar atenta às situações que permitam à nós mulheres e mães desempenhar plenamente nossa missão, que nos dá, sem dúvida, motivo para uma vida plena. Parabéns a todas as mães e mães advogadas pelo nosso dia".

Silvia Lameira Hansen, que também tem um filho estudante de Direito, Juan Carlos, parabeniza a classe neste dia tão especial. "A jornada da mãe advogada é marcada por inúmeras escolhas difíceis. Precisa conciliar a vida familiar com a carreira, muitas vezes enfrentando barreiras invisíveis e uma expectativa de que seja capaz de "fazer tudo". Neste Dia das Mães quero reconhecer e valorizar todas as mulheres que, além de suas inúmeras responsabilidades, também se dedicam à advocacia. Ser mulher e mãe nessa profissão traz desafios únicos, que exigem equilíbrio, resiliência e muita determinação".

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo parabeniza todas as mães, de toda a sociedade, neste Dia das Mães.