ECOWAS - Economic Community of West African States

04/28/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/28/2024 04:57

Fatoumata Jallow-Tambajang Sensibiliza os Observadores da Cedeao Sobre os Objetivos da sua Missão Para as Eleições no Togo

Fatoumata Jallow-Tambajang Sensibiliza os Observadores da Cedeao Sobre os Objetivos da sua Missão Para as Eleições no Togo

28 Abr, 2024

A líder da missão de observação eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), encarregada de monitorizar as eleições legislativas e regionais agendadas para 29 de abril de 2024, no Togo, reuniu-se no sábado, 27 de abril de 2024, em Lomé, com os quarenta (40) observadores desta missão.

A ex-vice-presidente da Gâmbia, Fatoumata Jallow-Tambajang, instou-os a agir com profissionalismo e imparcialidade no terreno. "Estamos aqui para observar o escrutínio, não para dar diretrizes ou impor decisões", aconselhou.

Ela defendeu a realização pacífica das eleições legislativas e regionais de 29 de abril de 2024, destacando que estas deveriam contribuir para o desenvolvimento e a prosperidade do Togo.

Fatoumata Jallow-Tambajang elogiou o elevado número de mulheres entre os observadores da CEDEAO destacados para o Togo, destacando o papel crucial que a organização desempenha na inclusão das mulheres na liderança e em todas as esferas profissionais na região. Ela mesma é um exemplo, sendo a primeira mulher a liderar uma missão de observação eleitoral para a CEDEAO. Expressou sua gratidão à organização pela confiança depositada nela.

Durante a sessão de briefing, os observadores foram informados sobre os objetivos da missão, a situação socio-política e de segurança no Togo, bem como sobre as operações eleitorais em curso. Receberam detalhes sobre a metodologia de observação e o plano de implantação no terreno. Os observadores da CEDEAO foram destacados no Distrito Autónomo de Grande Lomé e nas cinco (5) regiões do país: Marítima, Planalto, Central, Savana e Kara.

Após o briefing, Fatoumata Jallow-Tambajang fez uma visita de cortesia ao presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do Togo, Dago Yabré. A educação cívica dos eleitores e a estratégia de comunicação implementada pela CENI para garantir o bom desenrolar e o sucesso do escrutínio foram temas centrais das discussões entre as duas personalidades.

Durante a tarde, participou de uma sessão informativa sobre os preparativos e o desenrolar das eleições legislativas e regionais de 29 de abril de 2024, organizada conjuntamente pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Administração Territorial, da Segurança, bem como pela CENI.

  • Compartilhar: