Prefeitura Municipal de Curitiba

03/19/2017 | Press release | Distributed by Public on 03/19/2017 17:38

Bairro Novo e CIC reúnem 10 mil pessoas para celebrar os 324 anos de Curitiba

Nem mesmo o mau tempo desanimou o segundo dia de festividades realizadas neste domingo (19/3) nas regionais em comemoração aos 324 anos de Curitiba.

Animação foi a palavra de ordem nas regionais Bairro Novo e CIC, que com uma programação repleta de atividades culturais, educativas e recreativas reuniram cerca de dez mil pessoas, segundo os administradores regionais. O aniversário de Curitiba é no dia 29 de março.

O prefeito Rafael Greca, que no sábado participou nas festividades da Regional Portão, esteve no domingo na Regional Bairro Novo para o corte do bolo de aniversário e relembrou a construção do bairro. 'Passou como um filme na minha cabeça, aquela manhã quando nós chegamos para ver o terreno e nos levantaram, a mim e ao Jaime Lerner, em uma concha de uma pá carregadeira. Olhamos o terreno e já o chamei de Bairro Novo', contou o prefeito.

Greca lembrou ainda que ergueu uma cruz de madeira no bairro, junto com Frei Cássio, e um pássaro João-de-barro fez o seu lar no local. 'Nesse dia eu disse a todos que aqui é um lugar abençoado, porque se o passarinho já fez a sua casa é porque muita gente vai ser feliz aqui.'

De fato, o bairro cresceu. A aposentada Laura Oliveira, por exemplo, lembra: 'Quando Rafael Greca fez a entrega dos primeiros terrenos, há 25 anos, pediu que plantássemos árvores em frente as nossas casas', disse ela emocianada. 'Eu fiz isso e hoje a minha árvore está grande e bonita. Estou muito feliz por ter podido contar isso para o prefeito hoje. Ele transformou a minha vida.'

O presidente da Câmara de Vereadores, Serginho do Posto, aproveitou as festividades para lembrar do momento atual, que pede comemoração pelo aniversário e responsabilidade na gestão. 'Curitiba faz 324 anos no próximo dia 29 de março com muitos desafios. Esse é um momento de responsabilidade com o dinheiro público e planejamento. A atual gestão conta com meu apoio e o apoio da população', disse.

Além de Serginho, estiveram nas festas das regionais os vereadores Professor Silberto, Marcos Vieira, Mestre Pop, Katia dos Animais, Zezinho Sabará, Felipe Braga Côrtes, Maria Manfron, Mauro Inácio e o vice-prefeito e secretários de Obras Públicas e Infraestrutura Eduardo Pimentel e Saúde João Carlos Baracho.

Alegria nos bairros

A comemoração da regional CIC contou com feira de artesanato, exposição de quadros à óleo, massoterapia, apresentações de judô da Escola Municipal Otto Bracarense Costa, balé da Escola Municipal Professor Dario de Castro Vellozo e demonstração de truques de cães da Guarda Municipal de Curitiba. Duplas sertanejas e bandas de pop rock e MPB também agitaram a tarde.

Na festa no Bairro Novo aconteceram apresentações da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade, Coral Raízes do Passado, do grupo de ginástica do CEI Bairro Novo, capoeira, aula de zumba, move dance e do grupo de flautas dos alunos da Escola Municipal Sady de Souza. Também contou com ações educativas de saúde como: planejamento familiar, combate à dengue e tratamento do tabagismo.

A dona de casa Fernanda Ribeiro mãe de Eduardo Ribeiro, 3 anos, elogiou a diversidade de estilos musicais, a organização e a quantidade de atividades para as crianças. 'Eu trouxe o meu filho para brincar e me surpreendi com a festa. Nós estamos nos divertindo muito', afirmou.

Franciele Schmoeller, mãe do Enzo, de apenas um ano, conta que aproveitou para cortar o cabelo do filho. 'Estamos aproveitando muito, desde as brincadeiras até o corte de cabelo e massagem que eu fiz. Hoje foi um dia de festa'.

Já o repositor de estoque Thiago Ratzake levou toda a família para aproveitar, mas a maior alegria foi ter sido encaminhado para uma vaga de emprego por meio do trabalho prestado pelo Sine Móvel. 'Eu estou desempregado há quatro meses e trouxe minha carteira de trabalho na esperança de conseguir uma vaga. Estou saindo com o encaminhamento em mãos e muito satisfeito', explica.

Confira a programação das próximas festas nas regionais em comemoração do aniversário da cidade:

Regional Tatuquara
Data:
25/03
Horário: 10h às 17h
Local: Parque Yberê (Rua Dirce Rogal Tomazeli, 390, Campo de Santana)

Regional Pinheirinho
Data:
25/03
Horário: 13h às 17h
Local: Rua da Cidadania do Pinheirinho (Rua Winston Churchill, 2.033, Capão Raso)

Regional Matriz e Santa Felicidade
Data:
26/03
Horário: 10h às 17h
Local: Parque Barigui (Avenida Cândido Hartmann, Mercês)

Regional Boqueirão
Data:
01/04
Horário: 13h às 17h
Local: Administração Regional Carmo (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão)

Regional Cajuru
Data:
01/04
Horário: 8h às 17h
Local: Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)