Senado Federal do Brasil

07/11/2018 | News release | Distributed by Public on 07/11/2018 15:37

Regina Sousa critica Moro por impedir habeas corpus em favor de Lula

A senadora Regina Sousa (PT-PI) afirmou nesta quarta-feira (11) em Plenário que o ódio ao ex-presidente Lula e ao PT tem cegado as pessoas. Ela comentou o episódio envolvendo o pedido de habeas corpus em favor de Lula, no último fim de semana. Lula está preso em Curitiba após ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No domingo, chegou a ter um habeas corpus concedido pelo desembargador Rogerio Favreto, que estava de plantão, mas continuou preso.

Para ela, ao questionar a decisão de Favreto, encaminhando o questionamento ao presidente do TRF4, o juiz federal Sérgio Moro, que estava de férias, chamou para si o comando do tribunal e da polícia federal e quebrou a hierarquia do Judiciário.

- Moro é juiz de primeira instância. Favreto é desembargador, queiram ou não. A contestação deveria seguir o rito processual normal, lá no tribunal. Moro não tem mais nada a ver com esse processo. Agora parece que todo mundo tem uma veneração cega, misturada com um medo de contestar o Moro (...). Parece que só ele dá dignidade ao Judiciário, parece que só ele dá qualidade ao Judiciário. Que isso?! - questionou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)