Prime Minister of Portugal

03/05/2021 | Press release | Archived content

Portugal entrega 60 000 testes PCR a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé Princípe

Portugal vai entregar cerca de 60 000 testes PCR, para testagem à Covid-19, e correspondentes kits de extração, a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, associando-se desta forma ao apoio a estes países africanos de língua portuguesa, para reforço dos meios de diagnóstico e de rastreio, na deteção e tratamento dos casos de infeção.

Cabo Verde e Guiné-Bissau receberão os testes e respetivos kits de extração hoje, enquanto o material para São Tomé e Príncipe seguirá em voo que aterrará a 6 de março. Cada um destes três países receberá lotes de 20 000 testes doados, a partir da reserva estratégica nacional, gerida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

As entregas serão feitas às autoridades nacionais daqueles países pelas representações diplomáticas portuguesas na Cidade da Praia, Bissau e São Tomé, respetivamente.

Esta ação insere-se no quadro do compromisso assumido por Portugal no combate à pandemia Covid-19 e na mitigação dos seus impactos, e corresponde à segunda fase do «Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19» entre Portugal e os países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste, promovido pelo Governo português, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Saúde, e de numerosos parceiros nacionais.

A segunda fase do Plano de Ação foi apresentada no passado dia 24 de fevereiro e prevê apoiar os países africanos lusófonos e Timor Leste, nas áreas de testagem, formação e capacitação, e também no envio de equipamentos de proteção individual e na vacinação.