Results

ECOWAS - Economic Community of West African States

05/23/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/23/2024 12:22

Reunião De Trabalho Entre A CEDEAO e a Alemanha Para Reforçar e Impulsionar Os Seus Domínios de Cooperação

Reunião De Trabalho Entre A CEDEAO e a Alemanha Para Reforçar e Impulsionar Os Seus Domínios de Cooperação

23 Mai, 2024

A Vice-Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) elogiou a excelente cooperação entre a organização regional da África Ocidental e a Alemanha.

Ao presidir a reunião sobre cooperação política e desenvolvimento entre a referida Comissão e a Alemanha nesta quarta-feira, 22 de maio de 2024, em Abuja, na Nigéria, Damtien Larbli Tchintchibidja apelou a um maior reforço da parceria bilateral em áreas de cooperação nos próximos anos.

Este encontro permitiu aos representantes de ambas as partes analisar os progressos realizados desde novembro de 2023, com especial destaque para as perspectivas de cooperação entre a CEDEAO e a Alemanha, a situação económica e política na África Ocidental, a consolidação da paz, a prevenção de conflitos e pandemias, a saúde, a boa governação, a proteção social, as alterações climáticas, as energias renováveis e a eficiência energética.

Nas palavras do Vice-Presidente da Comissão da CEDEAO, a atual colaboração entre as duas partes é um testemunho do que pode ser alcançado quando as instituições e os parceiros se apoiam mutuamente em áreas de interesse comum.

"Para a CEDEAO, sabemos que podemos fazer muito mais. E continuaremos a trabalhar com um parceiro próximo e fiável, como o Governo da República Federal da Alemanha, para realizar o nosso programa de integração regional, o mercado comum e a construção de uma região da CEDEAO segura e próspera", declarou Damtien Larbli Tchintchibidja.

Recordou ainda o compromisso assumido pelas duas partes na sua última reunião, realizada em setembro de 2023 em Berlim, Alemanha, em trabalhar para uma parceria igualitária baseada no respeito e na reciprocidade, bem como de aprofundar a sua cooperação através de projectos concretos que visem um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Ela agradeceu às autoridades Alemãs pelo compromisso de alocar 80.750.000 euros adicionais à CEDEAO, para a cooperação técnica e financeira bilateral para o período 2023-2024, elevando o volume total de cooperação técnica e financeira desde o início da cooperação entre a CEDEAO e a Alemanha em 1985 para cerca de 494,41 milhões de euros.

"Isto atesta a seriedade do compromisso do governo Alemão em apoiar a implementação do programa de integração da CEDEAO. Estamos muito gratos pelos anteriores e novos apoios e acordos", sublinhou a Sra. Damtien Larbli Tchintchibidja.

Por seu lado, a Dra. Silivia Morgenroth, chefe da Divisão África Ocidental II do Ministério Federal da Cooperação Económica e do Desenvolvimento e chefe da delegação Alemã, reafirmou a determinação da República Federal da Alemanha em continuar a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reforçar a sua cooperação com a CEDEAO.

De acordo com a Dra. Silivia Morgenroth, que estava acompanhada pela embaixadora da Alemanha na Nigéria e na CEDEAO, Senhora Annett Günther, a cooperação do seu país com a CEDEAO é orientada pelo mandato principal desta última, que é o de reforçar a integração económica regional e a estabilidade no seio da comunidade.

"A Visão 2050 da CEDEAO representa importantes estratégias de reforma em consonância com as prioridades da política do desenvolvimento da Alemanha", afirmou a Dra. Silivia Morgenroth.

É de salientar que foram feitas apresentações na sessão plenária pelos chefes da divisão e directores da Comissão da CEDEAO, com foco nas suas actividades nos domínios abrangidos pela cooperação entre a CEDEAO e a Alemanha.

  • Compartilhar: