SEAGRI - Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia

01/20/2022 | Press release | Distributed by Public on 01/20/2022 13:56

Governador Rui Costa e SEAGRI entregam 35 tratores e 76 implementos para várias regiões da Bahia

O governador Rui Costa realizou hoje (20) a entrega de mais um conjunto de máquinas e implementos agrícolas para as várias regiões da Bahia. Da parte que coube à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), foram entregues 35 tratores de 75CV e 90CV, além de 76 implementos agrícolas, em um investimento total de mais de R$ 3,3 milhões.

Durante o evento, realizado no Parque de Exposições de Salvador (Avenida Paralela) com a presença do titular da SEAGRI, João Carlos Oliveira, outros secretários de Estado, prefeitos e vereadores de vários municípios, além de parlamentares e personalidades políticas do estado, ainda foram entregues mais 44 tratores da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

"Todos esses equipamentos chegam em boa hora para reforçar as ações nas regiões atingidas pelas chuvas. Essas máquinas irão colaborar muito na recuperação de infraestruturas, como também no preparo de áreas para a agricultura. E esperamos que até fevereiro possamos entregar ainda outros equipamentos, nesse esforço de fortalecimento dos consórcios regionais e mecanização de nossa agropecuária", disse o governador Rui Costa.

O secretário da Agricultura, João Carlos Oliveira, por sua vez, lembrou que, na última segunda-feira (17), o governador já havia entregue 42 máquinas pesadas a 18 consórcios públicos regionais, em um investimento de mais de R$ 40 milhões.

"O governador Rui Costa vem promovendo um fortalecimento histórico da frota de máquinas e equipamentos para a infraestrutura e a agricultura da Bahia. As entregas de segunda-feira e de hoje são mais uma etapa de um processo que já vinha acontecendo durante todo seu mandato, e os resultados no campo são visíveis, com crescimento substancial nos números da maioria das cadeias produtivas do setor", comentou João Carlos Oliveira.

O secretário também ressaltou que todo o processo de aquisição e entrega de máquinas ganhou, neste início de ano, ainda maior celeridade, por conta da necessidade de se realizar obras nas áreas de municípios atingidos pelas recentes chuvas.

"As máquinas pesadas podem ser utilizadas em obras amplas, enquanto os tratores de 75CV e 90CV vão auxiliar em muito as áreas rurais mais longínquas ou de relevo mais acidentado. Além disso, com os implementos agrícolas, também será estimulada a produção. Enfim, a entrega de todo esse maquinário representa uma importante e rápida resposta do Estado à situação emergencial das regiões que estão tendo dificuldades por conta das chuvas", complementou o titular da SEAGRI.

Todo o maquinário entregue hoje foi adquirido com recursos oriundos de emendas parlamentares federais, com contrapartida do Governo da Bahia e execução da SEAGRI.