ECOWAS - Economic Community of West African States

05/09/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/09/2024 03:39

A Vice-Presidente da Comissão da CEDEAO, Sua Excelência Senhora Damtien L. Tchintchibidja, defende a partilha de esforços para acelerar a implementação da Estratégia de[...]

A Vice-Presidente da Comissão da CEDEAO, Sua Excelência Senhora Damtien L. Tchintchibidja, defende a partilha de esforços para acelerar a implementação da Estratégia de Desenvolvimento do Capital Humano (DCH) da CEDEAO.

09 Mai, 2024

Sua Excelência Senhora Damtien L. Tchintchibidja procedeu, no dia 8 de maio de 2024, em Accra, no Gana, à abertura de uma conferência técnica regional de três dias sobre Desenvolvimento do Capital Humano (DCH).

Este encontro de especialistas e pontos focais dos Estados membros, organizado pela Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), tem como objetivo reforçar o compromisso dos Estados membros, parceiros e pessoal técnico da CEDEAO com o Desenvolvimento do Capital Humano a nível regional e nacional.

No seu discurso de abertura, a Vice-Presidente da Comissão, Sua Excelência Damtien L. Tchintchibidja, afirmou que desde o lançamento da estratégia regional em 2021, a CEDEAO tem apoiado ativamente a elaboração de estratégias nacionais de DCH e que foram obtidos resultados muito significativos. "Hoje, podemos afirmar com orgulho que sete (7) Estados membros da CEDEAO, em 15, receberam fundos da CEDEAO para apoiar a elaboração das suas estratégias. A Nigéria e o Burkina Faso concluíram a elaboração das suas estratégias nacionais de DCH. A República Federal da Nigéria avançou para a implementação da sua estratégia a nível dos Estados da federação com um importante apoio da CEDEAO", acrescentou.

Sua Excelência Damtien L. Tchintchibidja salientou no seu discurso que, ao tentarem alcançar estes objetivos de DCH, os Estados membros da CEDEAO enfrentam vários desafios: instabilidade política, crescente insegurança, ataques terroristas, mudanças climáticas, epidemias e migração económica; e que, apesar destes desafios, a CEDEAO está determinada a continuar com a implementação do referido programa.

Nesta cerimónia de abertura, a Fundação Bill e Melinda Gates e o Banco Mundial, parceiros técnicos e financeiros da CEDEAO, reiteraram o seu compromisso em continuar a colaborar com a CEDEAO para enfrentar os desafios do desenvolvimento do capital humano.

A Senhora Charlotte Lejeune, da Fundação Bill e Melinda Gates, reafirmou a vontade da sua instituição em promover o desenvolvimento do capital humano através da sua parceria com a CEDEAO, focando-se em soluções inovadoras para melhorar a educação, saúde, nutrição e inclusão financeira na África Ocidental.

No seu discurso, o Sr. Robert Taliercio O'Brien, Diretor do Banco Mundial para Gana, Serra Leoa e Libéria, abordou os desafios demográficos, económicos e climáticos que se colocam na África Ocidental, com uma população jovem, 65% dos quais têm menos de 25 anos, e enfatizou a necessidade de os Estados membros da CEDEAO e os parceiros trabalharem de forma coordenada.

  • Compartilhar: