Governo do Estado do Amapá

05/21/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/21/2024 09:48

Especialista em identificação humana do Governo do Estado atua em missões de apoio no Rio Grande do Sul

terça, 21 de maio de 2024 - 10:00h
Especialista em identificação humana do Governo do Estado atua em missões de apoio no Rio Grande do Sul
A papiloscopista, Nara Mont'alverne, da Polícia Científica do Amapá, integra as equipes do Instituto Médico Legal, em Porto Alegre.
Por: Amelline de Queiroz
Whatsapp
Tweet
Foto: Arquivo/Força Nacional
Nara atua há 8 anos na Força Nacional

A papiloscopista, Nara Mont'alverne, da Polícia Científica do Amapá, integra as equipes de profissionais do Governo do Estado que estão atuando nas missões de apoio no Rio Grande do Sul. A especialista, com oitos anos de atuação na Força Nacional, dá suporte a equipe do Instituto Geral de Perícias do estado gaúcho na identificação das vítimas nos locais afetados pelas enchentes e inundações.

Segundo Nara, as equipes atuam em duas frentes de trabalho dentro do Instituto Médico Legal (IML), em Porto Alegre. Na atividade, são utilizadas técnicas como o reavivamento de áreas de contato da pele para posterior confronto das digitais, sem a necessidade de exames subsidiários, como o de DNA, reduzindo custos e tempo de espera.

"Nossa rotina, em especial aqui no Rio Grande do Sul, tem sido árdua, são duas equipes que trabalham na coleta necropapiloscópica, e no tratamento das digitais [derme e epiderme], que são coletadas dos corpos, e após a identificação são enviados à família. Ajudar nossos irmãos gaúchos, nesse momento de dor, não tem preço", comenta Nara. O diretor da Polícia Científica do Amapá, Marcos Ferreira, declara que é um orgulho ter uma papiloscopista amapaense dentro da Força Nacional.

"É sempre uma honra ter uma representante do Amapá na Força Nacional e saber que ela está contribuindo para a segurança pública do Brasil e agora no Rio Grande do Sul, ajudando na identificação das vítimas deste momento tão difícil para nós brasileiros", ressaltou Ferreira. Apoio humanitário

As equipes são autônomas, ou seja, treinadas e equipadas para não necessitar de auxílio externo no local, e estarão à disposição do Governo do RS com equipamentos e viaturas até que a situação de calamidade termine.

Além do envio dos profissionais, o Governo do Amapá lançou uma campanha de arrecadação que já recebeu mais de 20 toneladas de doações. No dia 7 de maio, a primeira remessa foi enviada ao estado gaúcho, com carga de mais de 1,2 tonelada.

SOS Rio Grande do Sul

Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações "SOS Rio Grande do Sul". Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!