Ministry of Justice and Public Safety of the Federative Republic of Brazil

05/09/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/09/2024 15:04

Profissionais do Susp fazem curso voltado ao enfrentamento à violência doméstica

Brasília, 09/05/2024 - Começou nesta semana, em Teresina (PI), a 22ª edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica. A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e acontece até o dia 10 deste mês, em horário integral.

O curso é direcionado aos profissionais do Sistema Único de Segurança (Susp) e conta com a participação de 42 alunos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa (DEP/Senasp), Michele dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica. "Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes", afirma.

Michele complementa que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz. "Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência", diz.

Já a mestre em políticas públicas e professora do curso de capacitação, Nayara Ozuko, explica que o objetivo é aperfeiçoar os temas fundamentais da segurança pública. "Nosso foco é que as forças de segurança participem de discussões sobre gênero, atualizações da legislação em torno da Lei Maria da Penha, racismo institucional e os impactos que isso gera em relação a violência contra as mulheres", afirma.

Ozuko também espera que essa qualificação fomente o debate com as pessoas que, de fato, utilizam esses serviços públicos e essas garantias legais.