Governo do Estado do Pará

05/17/2023 | Press release | Distributed by Public on 05/17/2023 05:13

Professor paraense premiado prepara alunos para novos eventos de robótica no Brasil

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Professor paraense premiado prepara alunos para novos eventos de robótica no Brasil

Método de aprendizagem desenvolvido por Rafael Herdy potencializa o ensino e abre novos caminhos para estudantes da rede pública

Por Denise Soares (SECOM)
17/05/2023 08h00
[Link]Professor Rafael Herdy trabalha em projetos de robótica com os alunos pensando em soluções para problemas atuaisDe volta a Belém, após receber o Prêmio Educador Transformador no último dia 10 de maio, durante a Bett Brasil 2023, maior evento educacional da América Latina, em São Paulo (SP), o professor Rafael Herdy continua recebendo o reconhecimento dos alunos pela premiação, enquanto já trabalha nos próximos projetos que vão representar o Pará em feiras nacionais."Foram mais de 5 mil projetos inscritos, e foi uma surpresa muito positiva o resultado. A educação só ganha porque nós estamos vivendo em um momento que a tecnologia evolui muito rapidamente, e o que a gente desenvolve aqui já não é mais parte do futuro, é parte do presente. Formar esses alunos para resolver problemas, desenvolver o pensamento computacional, robótica, programação é algo que, de fato, vai mudar a vida deles, preparando-os para o mercado de trabalho", destaca o professor, que atua no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), liderando iniciativas pioneiras para a incorporação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem no campo da robótica.[Link]Estudantes da rede pública estadual já trabalham em novos projetos

Estar preparado para a futura profissão é o objetivo do estudante Thiago Nunes, aluno do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima. "A robótica me trouxe uma percepção de mundo profissional, e enquanto sociedade também. Hoje, eu consigo me comunicar melhor. As feiras de ciências trabalham problemáticas da vida real. Nossos projetos se baseiam nisso. Não é algo distante ou difícil de se alcançar", afirma Thiago.

A estudante Karen Santos, colega de turma de Thiago, diz que viu a vida mudar a partir da robótica. "O início foi desafiador. Deu até medo de se aventurar nesse novo mundo. Agora, a gente já desenvolveu novas habilidades. Temos uma facilidade a mais do que antes da robótica. Eu já escolhi a minha profissão, e vou chegar à faculdade com uma base. Quero seguir para a Ciência da Computação e, se Deus quiser, estarei lá ano que vem", garante.

[Link]Eventos científicos - Antes de entrarem no ensino superior, Karen e Thiago têm compromissos marcados em eventos científicos nacionais. No laboratório da Escola Estadual Cordeiro de Farias, em Belém, os estudantes se dedicam aos novos projetos coordenados pelo professor Rafael.

"Aqui, a gente sempre está inventando as coisas. O próximo torneio de robótica, que vai ser lançado esse ano, vai trabalhar com ciência e tecnologia, engenharia, arte e matemática, mas a gente vai ter que usar a arte para comunicar a ciência. É um desafio enorme. Há outro projeto também em desenvolvimento para retirar o plástico da natureza. E teremos ainda dois eventos em Recife (PE) e no Rio Grande do Sul, que é a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, com esses alunos nossos que vão representar o Pará", informa o professor Rafael Herdy.

Premiação - O Pará foi o Estado com o maior número de inscritos e finalistas da região Norte na Bett Brasil. O evento é realizado em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Instituto Significare para fomentar o empreendedorismo na educação. O prêmio reconhece o trabalho de educadores que se destacam por práticas inovadoras e transformadoras, promovendo a melhoria da qualidade do ensino.

O professor Rafael Herdy venceu com o Projeto "Cargo Pavú: uma solução inovadora para organização inteligente de mercadorias no interior de veículos de carga", na categoria Ensino Médio Regular.

[Link]Como premiação, o professor paraense, ao lado de mais sete vencedores em outras categorias no Brasil, recebeu bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora EaD (ensino a distância), ministrado pela Faculdade Sebrae. Também há mais cinco bolsas integrais para as instituições de origem. Além disso, recebeu troféu e certificado de destaque nacional no Prêmio Educador Transformador. O professor será convidado a integrar uma missão técnica nacional, custeada pelo Sebrae, em data e local a serem definidos.

"Foi uma surpresa muito boa, mas a gente já esperava. Foi mais que merecido. A gente fica muito feliz porque essa conquista é de todos nós que participamos do projeto desenvolvido", destaca o estudante Thiago Nunes.