Ministry of Defence of República Federativa do Brasil

04/17/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/17/2024 14:01

Investimentos em defesa irão gerar 130 mil empregos até 2030, diz ministro em audiência pública na Câmara dos Deputados


Brasília, 17/4/2024
-
Nesta quarta-feira (17), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a convite da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn). A participação atendeu a pedido dos Deputados Federais Lucas Redecker (PSDB/RS) e José Francisco Lopes de Albuquerque (Republicanos/RR). Na ocasião, o ministro fez um balanço das principais ações e entregas da pasta, além de falar sobre desafios, perspectivas e oportunidades para o futuro. Também participaram da audiência os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

[Link].

De acordo com José Mucio, um dos desafios da pasta é a necessidade de maior investimento no setor e regularidade orçamentária. "Os países membros da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] estipulam um orçamento que permite a condução de seus programas militares com 2% do PIB como investimento em defesa. Nosso investimento é de apenas 1,1% do PIB, enquanto a média mundial é de 2,3%". Ainda segundo ele, o Governo Federal reconhece a importância do setor e "incluiu no novo PAC a previsão de valores significativos para investimento na Defesa, na ordem de R$52,8 bilhões, que possibilitarão a geração de 130 mil empregos até o final de 2030".

O ministro fez uma apresentação das atividades, entregas e boas práticas que marcaram o ano de 2023, primeiro ano em que esteve à frente do Ministério da Defesa. "Prestamos socorro à população face a calamidades naturais, conduzimos a repatriação de brasileiros que se encontravam em situação de risco no exterior e trabalhamos, incansavelmente, na promoção e incremento da Base Industrial de Defesa, tão importante setor para a manutenção dos projetos estratégicos e para a economia nacional", declarou. Para o chefe da pasta, investir em Defesa vai além das ações para garantia da soberania. Envolve atenção social, desenvolvimento científico e tecnológico e estímulo ao crescimento do país.

[Link].

Conforme o balanço apresentado, existem 237 empresas de defesa e estratégicas de defesa atualmente. Todo o parque industrial de defesa nacional representa 4,78% do PIB e gera 2,9 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos. "O Brasil é o maior exportador de produtos de defesa da América do Sul. Em 2023, as exportações autorizadas foram de US$1,4 bilhão, sendo cerca de 125% a mais que em 2022, segunda melhor posição desde que iniciamos essa série histórica. Temos expectativa de dobrar esses resultados em 2024", complementou.

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional - A CREDN faz parte das 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Em cada comissão, o objetivo é que os deputados possam debater e votar propostas legislativas relacionadas às respectivas temáticas. A participação do Ministro da Defesa atende aos requerimentos dos deputados Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).

Por Ascom
Fotos: Érico Alves

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)
Telefones: 55 61 3312-4071/4102