Government of the Republic of Angola

04/16/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/16/2024 11:16

Papa Francisco manifesta intenção de visitar Angola

O Papa Francisco poderá visitar Angola num futuro breve, anunciou esta terça-feira, 16 de Abril, em Luanda, o Núncio Apostólico de Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Giovanni Gaspari, no final de uma audiência concedida pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.

"Posso dizer com certeza, porque foi o Papa mesmo que me disse que reza por este povo e gostaria de visitar este país. Sabemos que não é sempre muito fácil realizar tudo isto, mas, no futuro, pode ser realizada uma visita", revelou o Núncio Apostólico, que apresentou cumprimentos de despedida à Vice-Presidente da República, depois de três anos e meio de missão em Angola.

O prelado Católico considerou positiva a relação de cooperação entre a Igreja Católica e o Governo angolano e deixou garantias de apoio contínuo aos sectores da Educação e Saúde.

"As relações são boas. Precisamos, claro, sempre de estreitá-las da melhor maneira possível, mas estamos contentes com essas relações, que, como disse, se expressaram também através da assinatura de um Acordo Quadro entre a República de Angola e Santa Sé, que está sendo implementado e está a dar os seus frutos", frisou.

O representante da Santa Sé reconheceu que o Acordo Quadro, assinado em Setembro de 2019, dá estabilidade jurídica também à Igreja e lhe permite poder trabalhar melhor em prol do população.

"Este é o nosso único objectivo. Trabalhar em prol do povo, pelo crescimento desta sociedade, pelo desenvolvimento desta sociedade", sublinhou.

Dom Giovanni Gaspari, de nacionalidade italiana, realçou que a sua missão foi marcada pelas diversas expressões de afecto manifestadas pelo povo angolano, afirmando que foi para ele muito marcante.

Dom Giovanni Gaspari, nascido aos 6 de Junho de 1963, em Pescara, Itália, e ordenado sacerdote em 4 de Julho de 1987, foi, recentemente, nomeado pelo Papa Francisco Núncio Apostólico na Coreia do Sul e na Mongólia, em substituição de Dom Alfred Xuereb.