Government of the Republic of Cape Verde

03/23/2023 | Press release | Distributed by Public on 03/23/2023 11:23

Ministro da Agricultura e Ambiente discursa hoje na Assembleia das Nações Unidas

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, encontra-se em Nova Iorque para participar da conferência das Nações Unidas sobre a água e, hoje, estará em plenária para discursar em nome do Governo de Cabo Verde para abordar um tema crucial sobre o futuro de Cabo Verde: "o desafio da mobilização e utilização da água".

No seu discurso, o Ministro irá apresentar os ganhos e desafios do setor da água em Cabo Verde, bem como os progressos importantes na gestão e mobilização dos recursos hídricos, mostrando que este arquipélago está a progredir no cumprimento do ODS 6.

Atualmente, 85,5% da população cabo-verdiana tem acesso a água potável para consumo, sendo 70% desse acesso assegurado pela rede pública de abastecimento. Cabo Verde reconhece a importância da água potável como um direito humano básico e o país está comprometido em garantir que a taxa de acesso à água potável atinja níveis próximos a 100% até 2026. A meta é aumentar o consumo médio per capita dos atuais 43 l/pessoa/dia para 90 l/pessoa/dia até 2026.

Cabo Verde, enfrenta o desafio da escassez de água com determinação e inovação. A estratégia do Governo inclui a mobilização de água dessalinizada que, atualmente, fornece água potável para mais de 80% da população. Além disso, o país está firmemente empenhado em investir em projetos de mobilização de água para a agricultura, aproveitando tanto as águas residuais tratadas quanto as águas salobras dessalinizadas.

Para atingir estes objetivos, o Governo está a expandir a rede de abastecimento de água e a reforçar a produção de água dessalinizada, associada a fontes de energia renováveis, com base na relação água-energia. Este ano, o país terá o primeiro sistema de dessalinização de água do mar totalmente alimentado por energias renováveis. Além disso, o uso de energia renovável será expandido para outras usinas de dessalinização, reforçando o nosso compromisso com um futuro mais sustentável.

Essas ações demonstram o compromisso e determinação em encontrar soluções sustentáveis e inovadoras para superar os desafios únicos que enfrentamos, bem como para garantir a segurança hídrica e alimentar de nossa população.

Ao nível da governação no setor da água, o Governo tem apostado em políticas e instrumentos estratégicos modernos e inovadores, que passam pela melhoria do planeamento, adequação da legislação, comercialização dos serviços da água, reforço da regulação técnica e económica, política social e inclusão tarifária, e fornecer informações aos usuários e consumidores.

De acordo com informação divulgada pela ONU, pelo menos 12 chefes de Estado e de Governo, cerca de 80 ministros e altos funcionários governamentais e mais de 6.500 representantes da sociedade civil, deverão participar na conferência, que decorrerá até sexta-feira com o tema "Água para o Desenvolvimento Sustentável.

O encontro pretende definir uma nova Agenda de Ação para a Água, no quadro dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especificamente no que diz respeito ao Objetivo 6, sobre água potável e saneamento.