Governo do Estado do Amapá

05/14/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/14/2024 10:26

Governo do Amapá vai instalar dispensadores de preservativos nas escolas de ensino médio do estado

terça, 14 de maio de 2024 - 10:29h
Governo do Amapá vai instalar dispensadores de preservativos nas escolas de ensino médio do estado
Programa visa prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nas escolas públicas.
Por: Mônica Silva
Whatsapp
Tweet
Foto: Mônica Silva

Implantar 500 dispensadores de preservativos feminino e masculino nas escolas de ensino médio é uma proposta do Governo do Amapá que visa, entre outros objetivos, reforçar a educação sexual, promover os direitos sexuais e reprodutivos, além de prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre adolescentes e jovens.

A medida, que também vai se estender para repartições públicas em que há grande circulação, tem previsão para iniciar a partir do mês de agosto. Inicialmente serão realizadas oficinas e debates sobre o assunto, com estudantes e representantes das escolas e dos outros órgãos envolvidos na ação.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka, a escola, por meio do corpo docente, deve informar e atuar como um canal de enfrentamento aos problemas sociais e sexuais vividos pelos adolescentes.

"As camisinhas são consideradas uma das maneiras mais seguras de prevenção às ISTs e gravidez não planejada. Os dispensadores vão facilitar o acesso gratuito aos preservativos e o intuito é contribuir para o desenvolvimento de consciência e de responsabilidade sobre a sexualidade", falou Peterka.

O trabalho de implantação dos dispensadores nas escolas será coordenado pelo enfermeiro Vencelau Pantoja, especialista em Educação Sexual da SVS. Em paralelo serão promovidas oficinas de capacitação para multiplicadores, que irão atuar no processo.

"A ideia é transformar essa iniciativa em uma política de saúde pública, para que os jovens possam ter acesso a atividades educativas, bem como aos preservativos. Dessa forma, contribuiremos para a redução dos índices das infecções e de gravidez na adolescência, fatores que precisam de atenção", reforçou Vencelau.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!