Prefeitura de Porto Alegre

05/01/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/01/2024 14:51

Porto Alegre recebe vacina contra dengue nesta quinta-feira

Porto Alegre recebe vacina contra dengue nesta quinta-feira

01/05/2024 08:51

A primeira remessa de vacinas contra a dengue, num total de 18.225 doses, será entregue à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na quinta-feira, 2. A expectativa é de que a imunização de crianças e adolescentes entre 10 anos e 15 anos incompletos se inicie em 8 de maio à tarde. A intenção do Ministério da Saúde é reduzir hospitalização e óbitos decorrentes de infecções pelos vírus da dengue na população-alvo apta a receber a imunização.

O esquema vacinal prevê duas doses do imunizante, com intervalo mínimo de três meses. A vacina estará disponível em toda a rede municipal de saúde, nas unidades de saúde, no horário de funcionamento de cada local. As crianças e os adolescentes que receberem a primeira dose nesta etapa terão garantida a segunda para completar o esquema vacinal.

Esta é a primeira remessa que o estado do Rio Grande do Sul recebe da vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, adquirida pelo Ministério da Saúde para oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante é apresentado em dose única no vidro. A vacina é tetravalente, ou seja, fornece proteção aos quatro vírus da dengue. Estudos realizados após o esquema vacinal completo indicam eficácia geral de 80,2% em crianças e adolescentes 12 meses após a aplicação da segunda dose.

A vacina não deve ser feita se a criança ou adolescente apresentar quadro clínico moderado ou grave. Infecções leves, como resfriado, não impedem a administração da dose.

Crianças e adolescentes na faixa etária prioritária para a vacinação que tiveram dengue devem aguardar seis meses para receber a primeira dose da vacina. Caso a infecção ocorra após o início do esquema, a segunda dose precisa ser feita pelo menos 30 dias após o início dos sintomas da doença.

A expectativa é de que Porto Alegre receba um total superior a 72 mil doses em todas as remessas. Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, a Capital tem 72.898 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins